Skip to content

Governo Lula libera R$ 820 milhões para AL em 4 anos

26 de janeiro de 2007

Compartilhe:

Em meio a uma crise que foi iniciada há 20 dias, o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) recebeu ontem a confirmação que o governo federal vai "socorrer" o Estado de Alagoas, com a liberação de R$ 820 milhões, para investimentos em obras estruturantes e de infra-estrutura hídrica. A primeira "boa notícia" recebida pelo governo foi repassada ontem ao governador Teotônio Vilela Filho, em reunião no Palácio República dos Palmares, pelo ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, que esteve em – Alagoas com uma equipe do seu ministério.
Segundo Brito, os recursos para Alagoas estão dentro do Programa de Aceleração de Cresci mento (PAC) anunciado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou ainda que os recursos para Alagoas não serão "contingenciados" pelo governo federal, e viriam em cotas mensais no período de quatro anos, entre 2007 e 2010. Na apresentação do projeto, o ministro afirmou que ações do governo federal em Alagoas fazem parte do projeto desenvolvimento do País. Brito reafirmou a importância da elaboração de projetos que visem beneficiar às comunidades mais carentes.
"O governo federal investiu no Estado, nos últimos quatros anos, RS 210 milhões. O presidente Lula vai priorizar recursos para revitalizar o Rio São Francisco. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) está criando tanques-rede para proporcionar aos pescadores novas tecnologias e buscar novos manejos. Até 2010 serão liberados RS 345 milhões para o projeto de revitalização do Rio São Francisco, mas também vamos garantir, através do Projeto Piloto de Investimentos (PPI) recursos para as outras obras consideradas prioritárias para o Estado. Posso garantir que projetos que estão listados no PPI não vão sofrer contingenciamento. É recurso garantido pelo governo federal", afirmou Brito.
O ministro também adiantou que o governo federal vai liberar recursos para a duplicação da BR-101, a construção de um gasoduto que vai levar gás natural de Alagoas para o Estado da Bahia, e para os projetos do Rio Bálsamo, o sistema de abastecimento do Pratagy e o Canal do Sertão.

SURPRESA
Depois do anúncio da liberação de recursos, o governador Teotonio Vilela Filho surpreendeu com o anúncio da sua posição de apoio ao projeto de transposição do São Francisco, deixando de lado sua antiga posição, de não aceitar o projeto do governo federal. Vilela explicou que sua decisão tinha mudado por conta do anúncio do governo federal em garantir recursos para a revitalização.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias, Responsabilidade Social

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…