O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a Lei do Saneamento Básico, que estabelece um marco regulatório para o setor. Em solenidade no Palácio do Planalto, ele avaliou que a norma vai facilitar o repasse de recursos para Estados e municípios, acabando com a "tortura" na liberação de verbas.
Diferentemente do que prometeu às vésperas do Natal, retomou o discurso de comparação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Lula classificou como "irresponsável" a atuação do antecessor na área de saneamento, atacou a política de privatização e afirmou que o atual governo dá um exemplo para o mundo ao sancionar a nova lei. "O Brasil começa 2007 dizendo ao mundo que finalmente resolvemos tratar a questão do saneamento básico", disse.
Em um discurso de improviso, afirmou que o governo precisa trabalhar "muito mais do que é previsível pela política brasileira para garantir melhores condições de vida e compensar as irresponsabilidades" dos antecessores.
"Temos que trabalhar o dobro do que trabalhamos no governo passado para que a gente possa, ao longo do tempo, se recuperar da irresponsabilidade implantada neste País na área de saneamento básico." Lula mencionou que no dia 5 de janeiro de 1995, há 12 anos, FHC vetou na íntegra lei similar que definia regras para o setor. "Há um ditado que diz que quando a cabeça não pensa, o corpo padece", afirmou.
"Estou lembrando isso para dizer que são anos de retrocesso numa das políticas mais importantes para que o Brasil melhore a qualidade de vida do povo e assuma o compromisso com as Metas do Milênio".
O presidente ainda culpou de forma genérica os antecessores pelo caos urbano das grandes cidades: "A deficiência das metrópoles do nosso País é a irresponsabilidade de tantos anos de descaso. As pessoas iam ocupando áreas desordenadamente, os prefeitos iam deixando, os governadores iam deixando, os presidentes iam deixando".
FÉRIAS – O presidente e a primeiradama, Marisa Letícia, embarcaram ontem para o Guarujá, litoral de São Paulo, onde passam 10 dias de férias numa unidade do Exército na Praia do Guaiúba.