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Mercado imobiliário quer atrair mais investidores estrangeiros

30 de janeiro de 2007

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Nide Lins
Repórter
As belezas naturais do Brasil estão impulsionando o mercado imobiliário junto aos turistas estrangeiros. Em 2006, eles investiram US$ 1,4 bilhão na compra de imóveis, representando um crescimento de 419% comparado a 2005 que foi de US$ 296 milhões. Em Alagoas, segundo a Associação do Mercado Imobiliário (Ademi), foram mais de R$ 11 milhões. Os números são animadores para os empresários que agora apostam em atrair mais investidores internacionais.
Para isso, foi criada a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (Adit/NE). A entidade será apresentada para os empresários na próxima segunda-feira, no Hotel Meliá. A associação que tem como principal finalidade criar condições como uma legislação mais clara e objetiva para os investidores.
Segundo o presidente da Associação do Mercado Imobiliário (Ademi), Felipe Cavalcante, na visão do investidor, belas praias não são suficientes para trazer novos empreendimentos. "O mercado imobiliário precisa de um ambiente seguro para investir. As leis precisam de agilidade e clareza principalmente sobre licença ambiental," lembra.
Outro fator determinante para o setor imobiliário é investimento na infra-estrutura, saneamento, melhoria e duplicação de rodovias. Segundo Cavalcante, a Ademi foi informada que os recursos para a duplicação da rodovia AL 101 Sul já estão a disposição do Estado, na conta da Caixa Econômica Federal.
"A ampliação da rodovia será um passo importante para o crescimento do mercado imobiliário. Agora é preciso agilizar o processo, como abrir logo a licitação. Alagoas tem grande vocação para o turismo e os investidores estrangeiros têm demonstrado muito interesse pelo Estado, por isso, ogrande caminho é criar um ambiente favorável".

PESQUISA – Pelo levantamento da Ademi, os estrangeiros preferem comprar apartamentos de três quartos. Os italianos são os que mais compram, seguidos pelos portugueses, americanos e espanhóis.
Os apartamentos de até lOOm2 é o segundo tipo de moradia mais comprado pelos estrangeiros, os lotes e pontos comerciais ocupam o segundo o terceiro lugares. A pesquisa também aponta que 21 empresas alagoanas realizam negócios com os investidores internacionais.
"O turismo alagoano tem sido o maior cartão postal para o mercado imobiliário", diz Felipe Cavalcante.
Õ presidente da Ademi está confiante que este ano será bem melhor para os empresários da do setor por conta da queda dos juros, promovendo mais segurança para novos financiamentos pelos bancos. "O anuncio de mais de R$ 100 milhões de credito para habitação também vai impulsionar o crescimento do mercado".

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