A Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste (Adit Nordeste) reuniu, na última segunda-feira, no Hotel Meliá, algumas das mais importantes empresas ligadas aos setores turísticos e imobiliários da região para discutir o potencial dos estados nordestinos para novos projetos hoteleiros e sua vocação para atração de investimentos externos.
O evento foi prestigiado também pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, o secretário de infra-estrutura de Maceió, Mozart Amaral, e o coordenador do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (Prodetur) na Bahia, Érico Mendonça.
Na abertura da reunião, o vice-presidente da Adit em Alagoas, Hélio Abreu, falou de algumas das principais ações empreendidas pela Adit para divulgar o Nordeste no Brasil e no exterior no ano de 2006, o que incluiu a participação em alguns dos principais eventos de negócios imobiliários do mundo. Dentre as ações previstas para 2007, estão a participação da Associação no Mipim, maior feira de investimentos imobiliários do mundo, que ocorre no mês de março, em Cannes; nos .salões imobiliários de Madri e São Paulo, bem como o Projeto Comprador, que consiste no financiamento de viagens de representantes de empresas estrangeiras que queiram investir no Nordeste brasileiro.
Projetos
O presidente da Adit Nordeste, Felipe Cavalcante, chamou a atenção para alguns desafios que o Nordeste deve enfrentar para captar investimentos externos e consolidar projetos residenciais e turísticos. Segurança jurídica, investimentos em infra-estrutura e saneamento, zoneamento turístico e ambiental e mecanismos de combate ao turismo sexual estão entre esses desafios.
"Temos um potencial incrível para nos tornarmos um dos principais destinos de investimentos turísticos e imobiliários, mas todos esses empreendimentos precisam ser bem planejados, de forma que tragam desenvolvimento sustentável para a região", destacou o presidente da Adit, Felipe Cavalcante.