Skip to content

Construção mira expansão no Norte-Nordeste do País

13 de fevereiro de 2007

Compartilhe:

O movimento de crescimento da economia do Nordeste e o enorme potencial de desenvolvimento nas áreas de turismo e infra-estrutura dessa região estão alavancando os negócios de indústrias do setor da construção civil. Atentas a. esse cenário, empresas como Amanco, Prysmian, Sika e Tigre mantêm suas atenções para o mercado local, de olho em um crescimento que, segundo os executivos, ainda está distante de seu ápice. Ao mesmo tempo, as empresas já começam a traçar estratégias para crescer também na Região Norte, cuja infra-estrutura é ainda menos desenvolvida do que a do Nordeste brasileiro.
A gerente da Unidade de Negócios Distribuição da Sika, Sonia Rogatto, destaca que as vendas da fabricante de produtos químicos voltados para o setor da construção na Região Nordeste estão cerca de dois pontos percentuais acima da expansão registrada nacionalmente. Apesar de o resultado não ser tão expressivo em relação ao resto do País, segundo ela, as perspectivas de expansão dos negócios na região fazem com que a empresa intensifique suas ações locais. "Já temos um plano de trabalho que inclui contatos com construtoras, vendedores e empresas da área logística. Queremos estar estabelecidos quando o boom do Nordeste acontecer."
A participação do Nordeste na receita da unidade de negócios distribuição da Sika atingiu 8% em 2006. Para este ano, a meta da empresa é elevar essa marca para 9% a 9,5%, diz a executiva, que acredita que a expansão das vendas no Nordeste se intensificará nos próximos três anos. O faturamento da Sika em 2006 atingiu R$ 112 milhões, ante a receita de R$ 104 milhões obtida em 2005.
A Tigre também irá se adequar ao crescimento dos mercados de tubos e conexões das Regiões Norte e Nordeste. Para isso está construindo uma fábrica em Escada (PE) , com início de operações previsto ainda para 2007. Para o presidente da Tigre, Amaury Olsen, a nova unidade permite à empresa manter maior proximidade a esses mercados. A Amanco registra vendas no Nordeste duas vezes superiores à média nacional, destaca o presidente da companhia no Brasil, Marcos Bicudo. "O crescimento dos negócios nessa região chega aos dois dígitos", diz.

Turismo
No caso do cimento, o crescimento do consumo de janeiro a novembro de 2006 superou todo o resultado do ano anterior, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). O consumo da Região Nordeste em 2005 totalizou 5,8 milhões de toneladas. Nos onze primeiros meSes do ano passado, o consumo atingiu 6,1 milhões toneladas, alta de 5,2%.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação do Nordeste no Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu de 13,8% em 2003 para 14,1 %, em 2004. Já o percentual do Norte passou de 5% para 5,3%, patamar recorde desde que o IBGE passou a analisar os dados, em 1985.
Esse percentual tende a crescer nos próximos anos, pois a região tem acentuado a atração de investimentos principalmente na área de turismo, destaca o presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (Adit), Luiz Felipe Cavalcante de MeIo. Segundo dados do Ministério do Turismo, são esperados mais de setenta novos empreendimentos para as Regiões Norte e Nordeste nos próximos anos.
Esse número, se depender. da entidade, será ampliado. Para isso, a Adit trará 64 investidores internacionais para participar de eventos como o Nordeste Invest, que. acontecerá em junho, na Bahia. Além disso, a Adit pretende fechar, ainda este mês, acordo para manter um representante na Espanha. A associação já possui representação na Inglaterra.
(Site Sinduscon-SP)

Curtas

Novo presidente do Sinduscon-AL – Muito concorrida, ontem, na Casa da Indústria, a posse do engenheiro Marcos Holanda na presidência do Sinduscon. Autoridades políticas e empresarias do Estado estiveram presentes e lembraram dos avanços do setor da construção civil em Alagoas nos últimos anos.

Entrega do novo PAR – A Superintendência da Caixa em Alagoas, convida a todos os empresários do Mercado Imobiliário para participarem da inauguração do empreendimento do PAR Dom Helder Câmara, que contará com a presença do Ministro das Cidades, Márcio Fortes. A solenidade acontecerá nesta segunda-feira, 12, a partir das 16h, na Av. Galba Novaes de Castro, 881 – Jardim Petrópolis (atrás do Makro).

Campanha publicitária do Rios do Eden II – A construtora Falcão realizou uma grande operação para detectar o melhor lugar para se viver em Maceió. E encontrou o espaço onde será construído o Edifício Rios do Éden 11. Este é o tema da campanha da empresa, criado pela agência Chama. A peça publicitária foge do convencional e dá ao telespectador a sensação de estar assistindo um trailer de ação. O diretor Luciano Gama, da 082 Cine Vídeo, utilizou durante as filmagens oito atores, três câmeras, um helicóptero e locações simulando a torre de controle. O roteiro do comercial foi assinado pelo redator Hermann Fernandes . e pelo diretor de arte, Zaca Cabral.

1º Sessão Plenária do Creci – O Creci/AL está chamando a categoria para participar da sua primeira sessão plenária do exercício 2007, agendada para à próxima segunda-feira, dia 12, às 18h, no auditório do Hotel Porto da Praia, localizado na Rua . Prefeito Abdon Arroxelas, 128, Ponta Verde. No encontro, a diretoria da entidade vai prestar contas do último trimestre de 2006 e entregar a carteira de corretor de imóveis aos aprovados no processo de inscrição principal no Conselho, entre outros assuntos. Mais informações: (82) 3305-3459.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias, Responsabilidade Social

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…