Um crescimento imobiliário no Nordeste brasileiro está atraindo investimentos de construtoras estrangeiras, animadas com a aplicação de recursos na infra-estrutura para atrair turistas, segundo relata reportagem publicada recentemente pelo diário espanhol
"EI País". "Na região brasileira de Natal há umas 70 imobiliárias desenvolvendo projetos. E nos últimos dois anos muitas empresas estrangeiras, e algumas espanholas, parecem ter descoberto nesta zona seu Eldorado particular", diz a reportagem.
Segundo a matéria, rendimentos potenciais de até 20% ao ano vêm atraindo investidores suecos, americanos, ingleses, italianos e espanhóis, não só para Natal, mas também para Fortaleza e para a Bahia. O texto afirma que "o governo Lula abriu as portas ao investimento imobiliário", mas alguns projetos de investimento têm tido que esperar até um ano pela concessão de licenças ambientais.
Os atrativos do mercado imobiliário brasileiro também são tema de reportagem publicada pelo jornal britânico "The Daily Mail", que diz que "o mercado imobiliário brasileiro está fervendo". "A melhoria da infra-estrutura ajudou. Muitos aeroportos foram ampliados, há 200 vôos por semana entre a Europa e o Brasil e, com preços a partir de 220 libras (cerca de R$ 920)", diz a reportagem. "Os números falam por si mesmos: no ano passado, o Brasil recebeu 21 milhões de turistas estrangeiros, 20% mais do que em 2005."
Segundo o jornal, a costa ao norte de Salvador vem atraindo as atenções dos investidores britânicos. "A área não é somente o destino preferido pelos brasileiros endinheirados nas férias, mas também abriga um novo aeroporto internacional, três campos de golfe de padrão internacional e um paraíso para os praticantes de esportes aquáticos", diz a reportagem. "Santuários naturais protegidos, praias de areia branca e o clima tropical também promoveram o ímpeto para um alvoroço por investimentos em terrenos de baixo custo", diz o texto, citando imobiliárias britânicas que estão vendendo terrenos no Nordeste brasileiro.
Construção abre 150 mil novas vagas
Folha On Line
O setor da construção civil, um dos que mais emprega no país, espera crescer entre 7% e 9% neste ano, segundo o Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil). Esse crescimento, de acordo com Antônio de Sousa Ramalho, presidente do sindicato,’ pode representar um aumento de pelo menos 150 mil postos de trabalho em todo o país.
Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta que em 2006 o setor cresceu 5% no país. "Ainda é um crescimento baixo, mas em relação a 2005 foi ótimo. Neste ano esperamos crescer ainda mais. "
A esperança do setor se baseia no anúncio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) , que o governo federal fez.
Para Simão, esse plano prioriza o setor da construção civil, com investimentos principalmente em habitação, saneamento e transportes. "Isso deve ampliar ainda mais o mercado de trabalho", diz.
Outra boa notícia para o setor é a entrada em vigor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, ainda este ano. Segundo dados do Sinduscon¬SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo), atualmente apenas cerca de 42% dos trabalhadores do setor têm registro em carteira. "Quando a lei entrar em vigor, há a expectativa de formalização no mercado de trabalho", avalia Eduardo Zaidan, economista.
Curtas
Imóvel 2007 – O lançamento do "Imóvel 2007 – Salão de Negócios e Decoração de Maceió" acontecerá dia 28 de fevereiro, a partir das 8h, no restaurante Famiglia Giuliano. Realizado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), o evento acontecerá de 9 a 13 de maio e promete incrementar o calendário anual de negócios da capital alagoana. O Imóvel 2007 será realizado no Centro de Convenções de Maceió e vai reunir investidores, incorporadores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva do mercado Imobiliário. Durante quatro dias o público poderá conhecer novas oportunidades de investimento, as melhores opções de financiamento, projetos construtivos e uma variada linha de projetos para ambientação e decoração, além de palestras, shows artísticos e folclóricos.
Próximo .Iançamento Cipesa e Gafisa – As construtoras Gafisa e Cipesa estão preparando para março o segundo lançamento da parceria em Alagoas e o primeiro em Maceió. O empreendimento está localizado no coração da Ponta Verde, na Avenida Deputado José Lages.
Algas apresenta crescimento nos segmentos residencial e comercial – A Algás encerrou o primeiro mês de 2007 com cerca de 17 mil unidades habitacionais contratadas, 211 estabelecimentos comerciais utilizando o gás natural como energético e 17 indústrias. O expressivo crescimento da Algás especialmente nos segmentos residencial e comercial foi discutido na 3a Conferência Anual de Mercado de Gás, realizada nos dias 29 e 30 de janeiro, em Sao Paulo. O presidente da distribuidora alagoana de gás natural, Gerson Fonseca, falou sobre "Gás Natural – uma atitude inovadora em mercados de varejo", mostrando aos participantes a análise das práticas de gestão na distribuição e comercialização de gás natural nos segmentos residencial e comercial por meio do estudo de caso da Algás.
Registro de obra via internet – O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-AL) já disponibilizou um programa via internet para facilitar aos arquitetos e engenheiros o registro das suas obras de forma online. A meta do presidente do Conselho, engenheiro civil Aloísio Fereira, é modernizar os serviços de atendimento aos usuários. Segundo ele os registros das obras e serviços que são feitos através de um documento conhecido pelos profissionais como A.R.T – Anotação de Responsabilidade Técnica, que antes eram preenchidos à mão no balcão de atendimento, estão sendo substituídos pela ART- Eletrônica, o que garante mais agilidade e comodidade, já que o arquiteto ou engenheiro pode preencher a ART do seu próprio escritório não sendo mais necessário ter que ir ao Crea como se fazia antes.
1ª Sessão Plenária do Creci – O Creci/ AL está chamando a. categoria para participar da sua primeira sessão plenária do exercício 2007, agendada para o próximo dia 12, às 18h, no auditório do Hotel Porto da Praia, localizado na Rua Prefeito Abdon Arroxelas, 128, Ponta Verde. No encontro, a diretoria da entidade vai prestar contas do último trimestre de 2006 e entregar a carteira de corretor de imóveis aos interessados em atuar na profissão e que foram aprovados no processo de inscrição principal no Conselho, entre outros assuntos. Mais informações: (82) 3305¬3459
Convênio renovado – O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Alagoas (Sindimóveis-AL), Pierre Laffitte, esteve semana passada, na sede da Federação das Indústrias para renovar o convênio que a entidade possui com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O convênio permite a matrícula com desconto de filhos de corretores filiados ao sindicato em escolas mantidas pelo Sesi, sendo que o número de vagas é limitado. Maiores informações pelo telefone 3235-2559. Também já estão disponíveis na sede do Sindimóveis, os certificados referentes ao curso técnico de avaliação de imóveis, promovido em agosto do ano passado com o professor João Diniz Marcelo. Os participantes podem passar na sede do sindicato (na Sindimóveis-AL – Av. Júlio Marques Luz -1805 – 2° andar – Jatiúca.) para apanhar o certificado.