Marco Aurélio Mello
Editor de Economia
Preparar o mercado local e a própria entidade para um forte aquecimento da construção civil voltada para a moradia. Esse é o desafio do novo presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/Al), Jubson Uchôa Lopes, definido por ele mesmo ao assumir o cargo ontem, no auditório da Federação das Indústrias, para o biênio 2007-2009. Segundo o novo dirigente, o "ressurgimento do setor da construção já é vivido no Centro-Sul do País e, em um curto espaço de tempo, também deve se refletir no Estado".
Ele destaca que um novo "boom" está sendo aguardado no setor, devido à política de incentivo desencadeada pelo governo federal ao direcionar um montante significativo de recursos para a habitação, gerando, assim, uma oferta maior de crédito, juros mais baixos e maior segurança para novos investimentos tanto nacionais quanto estrangeiros, já que o risco-Brasil nunca esteve tão baixo em toda a história.
"Hoje, no País, o déficit habitacional é estimado em mais de oito milhões de moradias, uma quantidade que impressiona e que demonstra o quanto a construção civil para a moradia ainda tem que crescer", analisa. Uchôa se comprometeu também a dar continuidade aos projetos iniciados e desenvolvidos pelas gestões anteriores, como incentivo maior ao turismo residencial, expansão imobiliária e turística no litoral norte e ações de responsabilidade social. A Ademi/AL é formada por 65 associados, sendo 53 construtoras, quatro imobiliárias e oito sócios-colaboradores. Outra preocupação é manter as iniciativas de qualificação do segmento, para isso, as parcerias devem continuar a ser incentivadas ou intensificadas com a Federação das Indústrias, o Sebrae, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), o Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon), a Ufal, entre outros.
O novo presidente ressaltou, ainda, a realização do Imóvel 2007, o salão do setor imobiliário e de decoração, que acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, de 09 a 13 de maio, e que vai reunir representantes de imobiliárias, construtoras, escritórios de arquitetura, lojas de decoração e os principais fornecedores da cadeia produtiva da construção civil. "Temos uma grande responsabilidade com o evento, que será realizado pela primeira vez em Alagoas, e que garantir aqui o sucesso que eventos como esse atingem em outros estados".
Jubson Uchôa assume no lugar de Felipe Cavalcante, que comandou a entidade nos dois últimos anos. Em seu discurso de despedida do cargo, Cavalcante fez um rápido balanço das ações desenvolvidas, destacando a elaboração do Plano Diretor de Maceió. “O Plano Diretor é uma conquista da sociedade maceioense, já que projeta uma cidade, delimitando áreas, definindo expansões e, principalmente, planejando o espaço urbano. Nós nos sentimos muito orgulhosos, enquanto entidade, de termos participado ativamente dessa legislação", disse.
Entre as realizações, o ex-presidente ressaltou a internacionalização da entidade e do setor com a captação de investimentos estrangeiros, a inauguração da nova sede e as ações de responsabilidade social, como vacinação dos empregados nos canteiros de obras e projetos de cultura, esporte e lazer e de educação. "Temos a consciência do dever cumprido e agora assumimos um novo desafio", afirmou, anunciando que assume, a partir de agora, a presidência da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste (Adit-NE), entidade idealizada por ele que se projeta como o elo entre os investidores internacionais e as potencialidades da região nordestina, buscando as melhores oportunidades de investimentos e intercedendo junto ao Poder Público para assegurar garantias a esses projetos. Prestigiaram a posse de Jubson Uchôa Lopes empresários, políticos e corretores; o prefeito de Maceió, Cícero Almeida; a vice-prefeita, Lourdinha Lyra; e o vice-governador de Alagoas, José Wanderley Neto.