Folha online
A construção civil brasileira registrou aumento de 0,92% no seu estoque de trabalhadores formais em maio. Segundo dados divulgados esta semana pelo Sinduscon-SP e coletados pela FGV Projetos, 14.930 empregados com .carteira assinada foram incluídos no contingente dos setor.
O saldo positivo acumulado no ano chegou a 90,2 mil novos postos de trabalho, uma elevação percentual de 5,81% até maio. Em 12 meses, 112,5 mil trabalhadores conseguiram emprego na construção, ou 7,35% a mais no período. Ao todo, o setor emprega 1,642 milhão de trabalhadores formais (até maio).
Em maio, o destaque foi novamente o segmento de Edificações, que agregou 12 mil postos no período. O crescimento no nível de emprego, porém, ficou abaixo do registrado em abril, quando houve aceleração de 2,22% no saldo de contratações do setor, com a incorporação de 35 mil pessoas.
Por regiões do Brasil, o nível de emprego na construção civil cresceu em todas. O destaque é o Norte, que obteve alta de 3,62% em maio (2.687 trabalhadores). A menor evolução aconteceu no Nordeste, onde o saldo foi de 0,6% no mês (1.703 vagas). Na Região Sudeste, o crescimento foi de 0,78%, ou 7.187 vagas a mais.
Trabalhadores formais
Com um saldo positivo de 4.348 vagas, o nível de emprego da construção civil no Estado de São Paulo subiu 0,95%, de abril para maio, sendo que o estoque de trabalhadores no Estado chegasse a 461 mil. Até maio, o setor registrava aumento anual de 7,5% no nível de emprego. Em 12 meses, a elevação foi de 11,26% (46.634 empregos).
Só na cidade de São Paulo foram abertas 3.864 vagas em maio, ou 1,84% a mais. Os trabalhadores formais do setor na capital totalizavam 214 mil naquele mês. No ano, a elevação atingia 9,57% e, em 12 meses, 15,72%.
Adit fortalece relação com os Estados Unidos
Com o objetivo de fortalecer a relação entre Brasil e Estados Unidos no segmento turístico e atrair mais investidores norte-americados para o Brasil, em especial para o Nordeste, o presidente da Adit Nordeste, Felipe Cavalcante, e o vice-presidente da Adit em Pernambuco, José Antônio Simon, se reuniram com a Sub-secretária de Comércio, Serviços e Turismo dos Estados Unidos, Ana Guevara. O encontro ocorreu em Recife, na última terça-feira.
O cargo de Guevara equivale ao de Ministra de Turismo nos Estados Unidos. Na pauta da reunião temas como a emissão de vistos para turistas americanos e a melhoria na oferta de vôos ligando as cidades nordestinas aos Estados Unidos, além de atração de investidores hoteleiros para o Nordeste.
De acordo com Felipe Cavalcante, a vinda de grandes redes hoteleiras dos Estados Unidos para a região será fundamental para aumentar o fluxo de turistas americanos. "Quando viajam para o exterior, os americanos gostam de se hospedar em hotéis que conhecem e se trouxermos essas redes para o Nordeste, consequentemente, aumentarão o fluxo turístico e a oferta de vôos", destacou Cavalcante.
Guevara volta ao Brasil em setembro, quando será acompanhada por 30 representantes dos maiores fundos Private Equity e Venture Capital dos Estados Unidos, que virão conhecer as oportunidades de investimentos em capital de risco no Brasil.
Para Felipe Cavalcante, o encontro com Ana Guevara representa o início de uma promissora parceria entre o Nordeste brasileiro e os Estados Unidos.
Curtas
JTR já vendeu 60% das suas unidades – O sucesso de vendas das unidades residenciais e comerciais do complexo multiuso Jatiúca Trade Residence (JTR) da parceria Cipesa e Gafisa, confirma a grande aceitação desse novo conceito em Maceió. Das 389 unidades colocadas à venda nesta primeira etapa: 60% delas já foram vendidas. Os números revelam ainda a grande procura por espaços comerciais (85% das salas e lojas do edifício Espanha foram adquiridas) e unidades quarto e sala (68% dos apartamentos do Edifício Austrália foram vendidos).
Creci promove curso de Avaliação de Imóveis – Estão abertas as inscrições para a 1ª turma do curso de Avaliação de Imóveis, que vai ser realizado nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho. O curso é uma promoção do Creci/AL. O valor da inscrição é R$ 100,00. Mais informações através do telefone 3305¬3459.