Patrícia Barros
É inegável que o seguimento imobiliário em Maceió decolou. Basta circular pela cidade para notar o excelente momento do mercado. Os muitos canteiros de obras espalhados revelam um boom que atinge a capital alagoana. Aqui, o fenômeno é sentido também pelo clima de otimismo dos empresários, que iniciaram o ano de 2007 apostando , forte nos lançamentos.
De acordo com o relatório do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de janeiro deste ano, divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, de Alagoas (Sinduscon-AL), o ano já começou com um crescimento da oferta de imóveis novos em cerca de 39% em relação ao mês do dezembro de 2006. Tal crescimento justifica-se pelo lançamento de 160 novas unidades em janeiro, o qual gerou um IVV de 23,1 %.
Para Sérgio Falcão, da construtora Falcão, o mercado de imóveis em Alagoas vive um momento importante da sua história e isso se deve, entre outros fatores, à estabilidade econômica e à ampliação da oferta de crédito imobiliário. Ele lembra que esse primeiro semestre foi mais do que positivo para o setor e a tendência é melhorar ainda mais com os novos lançamentos previstos.
"Lançamos os edifícios Aroeira e Jatobá neste primeiro semestre e vendemos 234 unidades em um tempo recorde de três semanas. Isso é reflexo do bom momento do setor. Para este novo semestre a tendência é crescer ainda mais e a classe média será a grande beneficiada com os lançamentos que vêm por aí", apontou Falcão.
Segundo ele, na hora de comprar um imóvel o comprador busca três fatores principais: localização, preço e os diferenciais. "A questão da localização responde por 60% do sucesso do empreendimento", completou Sérgio Falcão, empresário da maior construtora em número de obras em Maceió, 12 no total, Para este semestre a construtora Falcão já reservou os lançamentos dos edifícios Golden PIace, Golden Park, Golden Life, Sâmara, além dos edifícios Tigre e Eufrates.
Aposta das construtoras
Quem anda por bairros como Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras já se acostumou com a quantidade de obras. Na região do Stella Maris, um dos últimos loteamentos da parte baixa da cidade, a ampliação da infra-estrutura de serviços transformou a área em uma das principais aposta das construtoras. A Delman Construções é uma das empresas que prepara novos lançamentos para esta região e também na Ponta Verde. No final deste mês a construtora lançará os edifícios Iluminato, Elegance, Gennesis e Renovatio. Todos com facilidades de pagamento que chegam a até 100 meses. Outra vantagem da construtora está no prazo de entrega, 22 meses. Segundo o empresário Delman Sampaio, hoje a Delman Construções é a empresa alagoana que entrega um empreendimento no menor prazo do mercado.
"Vamos lançar quatro edifícios no final do mês e isso representa mais aquecimento no mercado. Seja para morar ou investir o comprador de imóveis tem várias opções, com todas as vantagens para financiar seu imóvel", completou empresário.
Estabilidade econômica faz mercado viver um crescimento acelerado
Empresários explicam que potencial do setor imobiliário alagoano pode ser percebido pela variedade de lançamentos
Patrícia Barros
(Com Agência O Globo)
Os juros altos, a falta de crédito e os preços impeditivos afastaram durante décadas as classes média e baixa do mercado imobiliário e mantiveram o imóvel como um bem inalcansável. Hoje, graças à estabilidade econômica e as mudanças na legislação, o setor vive um crescimento acelerado. Os bancos atentaram-se para os benefícios e a demanda do setor e os consumidores já encontram casas e apartamentos dos mais diversos tamanhos e condições de pagamento.
A melhoria das condições de financiamento, via alongamento de praços e queda das taxas, tem feito com que as prestações fiquem próximas aos preços dos aluguéis. Desta forma, a classe média tem se beneficiado com a possibilidade de adquirir imóveis com prestações que pesem menos no orçamento familiar. Os bancos, sem dúvida, têm um papel fundamental nessa retomada do crédito.
"Ter uma casa própria sempre foi o sonho de todo mundo, mas antes parecia impossível. Hoje ter um imóvel ficou muito mais fácil. A entrada dos bancos facilitando o financiamento aqueceu o mercado e hoje você pode comprar um imóvel em até 270 meses", comentou o empresário Márcio Rapôso.
Segundo ele, o setor imobiliário alago ano tem muito o que comemorar neste primeiro semestre, principalmente no que se refere ao nível dos empreendimentos lançados, como o Jatiúca Trade Residence, da Cipesa e Gafisa, o Alto das Alamedas, da Norcon, e o edifícios Aroeira e Jatobá, da Falcão, apenas para citar alguns. "Vivemos um momento de grande aquecimento e tenho mesmo o que comemorar porque fechamos o primeiro semestre já batendo todas as nossas metas do ano. Isso é reflexo do bom momento que vive o setor", completou Rapôso.
Nível das empresas
Para o empresário Nilo Zampieri, o segundo semestre será ainda mais positivo com cerca de mil novas unidades habitacionais que serão lançadas até o final do ano, "O mercado vai receber novos produtos para todo tipo de comprador e com grandes vantagens para quem quer comprar um imóvel".
Para o empresário, a diversidade dos serviços das empresas imobiliárias também é resultado do fortalecimento do setor. Ele informou que a Zampieri Imóveis abriu sociedade com empresas líderes de 11 estados e também está com canal aberto com empresas também do exterior, o que vai tornar ainda mais fácil o fechamento de negócios imobiliários.
Outra novidade é o contrato garantido de 30 vezes o valor do aluguel "São muitos avanços para acompanharmos as mudanças do setor. Criamos, inclusive uma gerência de incorporação exclusivamente para atender as construtoras em Alagoas", completou o empresário.