CBIC
Dados da 31ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada em maio pelo Sinduscon-SP e pela FGV Projetos, com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), confirmam a tendência de aquecimento do setor, observada na pesquisa anterior. Participaram da Sondagem, 229 empresários de todo o país. Nesta edição, o indicador de desempenho das empresas apresentou índice de 49,5 pontos, significando uma melhora de 2,9% em relação à última pesquisa.
Na comparação anual houve crescimento de 18,7% nesse indicador, o melhor resultado desde agosto de 1999, quando foi feita a primeira sondagem da série. Além disso, como pequenas e médias empresas responderam por 55,5% da amostra, percebe-se uma relativa disseminação do crescimento no setor entre as empresas de todos os portes. Mesmo assim, de acordo com o Sinduscon-SP, é importante notar que esse indicador de desempenho apenas aproximou-se do patamar satisfatório (50, numa escala que vai de zero a 100), ou seja, as empresas estão em situação muito superior à que já estiveram nos últimos anos, mas ainda não se pode considerar um desempenho completamente favorável. Em comparação a maio de 2006, a Sondagem também destacou a melhora na evolução do volume de negócios e no faturamento das empresas, com crescimentos de 28% e 49,7%, respectivamente.
O otimismo em relação a esse indicador pode ser exemplificado pelo aumento expressivo dos lançamentos de imóveis neste ano. Outros fatores expressos na Sondagem reforçam o otimismo do empresariado: a redução das dificuldades financeiras e a estabilidade dos custos da construção.
As expectativas dos empresários da construção relativas à conjuntura econômica são as melhores desde o começo da pesquisa.
Creci abre inscrições para curso de avaliação de imóveis
Corretores de Alagoas terão condições de entender melhor um laudo de avaliação
Estão abertas as inscrições para a 1ª turma do curso de Avaliação de Imóveis, que vai ser realizado nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho, numa promoção do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Alagoas (Creci/AL), em parceria com o professor Nilson Araújo, da Universidade Federal da Bahia. O valor da inscrição é de R$ 100,00. Mais informações através do telefone 3305-3459.
Vilmar Pinto, presidente do Creci/AL, disse estar realizando o curso para atender aos vários apelos da categoria. "O corretor de imóveis já tem a ciência da estrutura do imóvel, adquirida no curso de Técnico em Transações Imobiliárias obrigatório para ser inscrito ao Conselho. Com o curso de Avaliação de Imóveis vai passar a ter conhecimentos básicos sobre avaliação imobiliária para o exercício profissional, aumentar suas ferramentas na captação de imóveis, melhorar o atendimento aos clientes e ficar em condições de entender um laudo de avaliação e, em alguns casos, até comentá-Io", explicou o presidente do Creci.
Para Vilmar Pinto, quem vende quer saber quanto vale seu bem imóvel. Os que compram buscam também ter a certeza de que o bem está em boas condições. "Em geral, quem decide é o corretor de imóveis, mas é possível ter a ajuda de um profissional que ofereça um laudo mais preciso. Por isso o Conselho está realizando este curso de Avaliação de Imóveis", concluiu o presidente do Creci-AL.
Campeonato de Futebol da Construção é encerrado
Realizado com o objetivo de integrar não somente as empresas, mas principalmente os colaboradores da construção civil, além de propiciar lazer através da prática do esporte saudável e popular, o 10 Campeonato de Futebol da Construção Civil de Alagoas, promovido pela Ademi-AL e Sinduscon, através da Comissão de Responsabilidade da Ademi, em parceria com o SESI, foi encerrado semana passada. Os troféus e medalhas foram entregues às equipes campeãs: (1º lugar) Contrato; (20 lugar) Arquitec e (3º lugar) Rev Gesso. A Placic recebeu o troféu de equipe mais disciplinada. Também foram premiados com troféus o melhor goleiro, José Alberto da Silva (Contrato) e o artilheiro da competição, Valdir da Silva Andrade (Contrato).
"Nessa competição todos os participantes são vencedores, pois o principal objetivo é motivar os trabalhadores e incentivar a prática da responsabilidade social junto aos empresários do setor", enfatizou o presidente da Ademi, Jubson Uchôa.
O presidente do Sinduscon, Marcos Holanda, destacou que, do ponto de vista social, a realização do campeonato foi positiva no sentido de gerar uma maior integração no setor da construção civil, através do envolvimento de funcionários e empresários, demonstrando que a empresa não vive somente de trabalho.
Algás é pioneira na instalação de medidor ultrassônico
A Algás é a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a ter um medidor de vazão de gás com tecnologia ultrassônica operando em sua rede de distribuição. Este equipamento serve para medir a vazão volumétrica real, o volume acumulado real, a velocidade dos gases ou a velocidade do som em gases com grande precisão e também em amplas faixas de medição.
O medidor ultrassônico da Algás foi instalado no último dia 28 depois de um longo período que envolveu desde a aprovação da Petrobras para modificação nas instalações internas, até a obra final. "Não tínhamos até então medidor próprio nem instalações que comportassem um medidor", explica Zilberto Medeiros, gerente de distribuição da Algás.
Curtas
Edição especial do setor imobiliário – A GAZETA DE ALAGOAS prepara mais uma edição histórica voltada para o setor imobiliário. No próximo dia 14, um caderno especial, produzido junto com a Agência O Globo, vai apresentar as principais opções de financiamento disponíveis para a compra de imóveis, artigos e avaliações de entidades dos setores bancário, imobiliário e de defesa do consumidor. O material traz, ainda, dicas de decoração, entrevistas e um panorama geral do mercado, com informações dos principais bancos e construtoras, taxas cobradas, prazos e valores financiados. Mais do que um guia para construtoras, imobiliárias e empresas do setor, esse trabalho vai contribuir para aquecer ainda mais essa economia, permitindo orientar o maior número de pessoas sobre a melhor forma de realizar o sonho da casa própria.
Novidades para projetos de cozinhas – A Cinex divulga a melhor forma de utilizar o Sistema Base. Esse lançamento é ideal para I compor, com sofisticação, ilhas de trabalho e balcões em projetos de cozinha. Feito sob medida, o Sistema Base Cinex tem duas espessuras possíveis: 35 ou 45 milímetros. O produto sai preparado da fábrica para receber quaisquer que sejam as opções de tampos e prateleiras internas, madeira, pedra ou vidro. Mais informações através do site www.cinex.com.br ou e-mail cinex@cinex.com.br.
Prêmio de Responsabilidade social – Continuam abertas até o dia 31 as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social Edição 2007. Mais informações no site www.cbic.org.br.
Eucatex ensina como utilizar pisos também em paredes – A Eucatex, que acaba de lançar a Presilha Eucafix, ensina como usar esse sistema que permite que os pisos laminados Eucafloor sejam usados também na parede. Para esclarecer profissionais e consumidores sobre a aplicação do Sistema, a Eucatex elaborou um passo-a-passo especial. Todos os padrões dos pisos laminados Eucafloor podem ser consultados no site da empresa: www.eucafloor.com.br.