TRABALHADORES USUÁRIOS DE BICICLETAS COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO PARA O TRABALHO TERÃO ORIENTAÇÃO PARA O TRÂNSITO
No próximo dia 23, a Comissão de Responsabilidade Social da ADEMI-AL, junto com o Sinduscon, vai dar início ao Projeto de Educação para o Trânsito na Construção Civil. O objetivo é orientar trabalhadores desse segmento sobre o uso de bicicleta no trânsito de Maceió.
Um grande número desses trabalhadores se utiliza de bicicletas para se deslocar aos locais de trabalho e no retorno para suas casas. Estatísticas indicam que o número de acidentes é grande durante o trajeto.
As palestras enfocarão os seguintes assuntos: comportamento seguro no trânsito, equipamentos obrigatórios para a segurança do condutor da bicicleta; sinais de trânsito mais comuns na cidade: Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre; a responsabilidade do ciclista em relação aos demais integrantes do trânsito e a ingestão de álcool.
Maceió é uma cidade quase sem ciclovias. A não ser na orla, esse equipamento urbano é inexistente, principalmente para os bairros com população de menor renda. No entanto, o aumento do número de bicicletas como meio de transporte para o trabalho foi significativo nos últimos anos, registrando-se uma elevação nas taxas de acidentes.
O projeto surgiu a partir da identificação dessa realidade e está sendo realizado em parceria com o Detran. As primeiras aulas ocorrerão nos canteiros de obras da Record Alagoas (Edif. Porto Calle, às 11hs) e Contrato Engenharia (Edf. José Tavares, às 16:00hs).