A movimentação da economia imobiliária é acelerada pelo aumento do crédito. Com isso, o restante do setor acompanha a onda de crescimento, a exemplo de materiais e equipamentos de construção. Apesar do aumento da procura não há risco de aumento de preços, como declara Expedito Arena, presidente da ALEC. "O forte ritmo de crescimento não deve comprometer a oferta de produtos”.
De acordo com dados da Abramat – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção, a venda de materiais cresceu 27% no primeiro quadrimestre de 2008. Já o aluguel de máquinas subiu 30% no mesmo período. Quem afirma é Altino Cristofoletti Junior, diretor da rede de franquia Casa do Construtor – Aluguel de Equipamentos. "Tivemos um crescimento em faturamento durante o primeiro quadrimestre de 2008, superior a 43%”.
Altino, que atua em todo o território nacional, afirma ainda que o crescimento acontece de forma uniforme em todo o país. Com isso, o crescimento impulsiona também os empregos; foram abertas mais de 150 mil vagas nos primeiros quatros meses do ano. Com essas novas oportunidades aumenta o consumo girando a economia.