Skip to content

Contratações na construção civil no NE é recorde no primeiro semestre

5 de agosto de 2008

Compartilhe:

Segundo levantamento do Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, no primeiro semestre deste ano, o ritmo de contratações da construção civil aumentou 183% no Nordeste, em comparação ao número de vagas que foram abertas durante o mesmo período de 2007. De janeiro a junho de 2008, o setor gerou 32,4 mil novos empregos com carteira assinada para a região, enquanto que no ano passado, nos mesmos meses, haviam sido contratados 11,4 mil trabalhadores.
Com essa aceleração, o estoque de trabalhadores da construção civil no Nordeste atingiu o patamar de 361,6 mil. Na comparação com o total registrado no começo do ano, o avanço é de 9,8%. Já nos últimos 12 meses encerrados em junho, o crescimento desse estoque é de 15,5%. Na variação mensal, em junho, o índice avançou 1,9% sobre maio.
No Brasil, o nível de emprego da construção civil bateu mais recordes e criou somente no primeiro semestre de 2008 mais vagas formais que em todo o ano de 2007. De acordo com os dados do Sinduscon-SP e da FGV Projetos, de janeiro a junho deste ano, o setor contratou 229 mil trabalhadores com carteira assinada em todo o País, uma alta de 106% em relação ao número de vagas geradas nos primeiros seis meses do ano passado, quando haviam sido criados 111,1 mil novos postos de trabalho.
As novas 229 mil vagas preenchidas pelo setor superam em 10,8% as 206,6 mil vagas criadas durante todo o ano de 2007. Com isso o estoque de trabalhadores da construção civil atingiu o patamar de 2,063 milhões, um aumento de 12,4% sobre o total de empregados do setor em dezembro de 2007. Esses números já representam a maior alta do índice para o período desde 1995, quando foi adotada a metodologia de cálculo vigente para o estudo. Nos últimos 12 meses, comparando o total de trabalhadores registrados em junho de 2007 e o atual, o avanço é de 18,6%. E o mês de junho também bateu o recorde de vagas criadas em um único mês, com 43,7 mil novos postos, superando os 43,6 mil gerados em janeiro deste ano.
“É a comprovação de que a construção civil deverá crescer 10% neste ano, porque as obra já estão contratadas. Já em relação a 2009, a expectativa é de um crescimento menor, em função da elevação dos juros”, comentou o presidente do Sinduscon-SP, João Cláudio Robusti.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…