Em artigo publicado nesta terça-feira (2), no jornal Correio Braziliense, o presidente da CBIC e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Paulo Safady Simão, destaca o Plano Setorial de Qualificação – Planseq Construção Civil, uma parceria entre o governo e a iniciativa privada.
O programa visa capacitar monitores e treinar beneficiários do Bolsa-Família para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O modelo foi desenvolvido em conjunto pela Casa Civil da Presidência da República e os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego, com a colaboração da CBIC e do Senai.
O curso prevê 80 horas em sala de aula, com noções básicas de segurança e higiene no trabalho, leis trabalhistas e informações sobre a profissão que os interessados pretendem seguir, e 120 horas de aulas específicas sobre a especialidade profissional que escolheram.
"Mais do que uma porta de saída para o Bolsa-Família, o programa que iniciaremos este mês representará, para as famílias carentes, uma generosa porta de entrada no mercado de trabalho", diz Paulo Simão.