A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) entregou nesta quarta-feira (22) à noite o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social edição 2008/2009, durante a solenidade de abertura do 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no Centro de Convenções de São Luís (MA). A promoção objetiva fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais nos setores da construção e do mercado imobiliário, além de disseminar a cultura da responsabilidade social no setor.
A presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC, Maria Helena Mauad, apresentou as iniciativas premiadas e destacou a dificuldade para escolha, já que todas são excelentes. Embora o prêmio tenha apenas três categorias, foram contemplados cinco projetos.
Na categoria Entidade, foram premiadas duas iniciativas: uma do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Blumenau (Sinduscon Blumenau), que reurbanizou o passeio histórico do município, a histórica Alameda das Palmeiras, no centro da cidade. O presidente da entidade, Jorge Luís Strehl, recebeu o prêmio das mãos do presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.
A outra iniciativa premiada na categoria Entidade foi do Sinduscon de Pernambuco, que realizou o casamento de 69 casais de profissionais da construção em um único dia. O casamento coletivo é realizado desde 2003, uma vez por ano. O presidente da entidade, Gabriel José Neves, recebeu o prêmio do presidente do Sinduscon Maranhão, João Alberto Teixeira Mota Filho.
Na categoria Empresas, o prêmio foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da Incorporadora Norcon, Tarcísio Mesquita Teixeira, pelo presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). Foi um reconhecimento ao projeto “Responsabilidade Social como Estratégia Rumo à Liderança”, desenvolvido pela empresa por meio de 14 programas em andamento nas áreas de esporte, lazer, saúde, educação, social e cultura.
Também na categoria Empresas, o gerente de Relações Institucionais da Votorantim Cimentos, Francisco Carlos Oliveira, recebeu o prêmio pelo projeto “Futuro em nossas mãos”, que insere jovens de 18 a 24 anos no mercado de trabalho da construção civil por meio da qualificação profissional em setores ligados à cadeia de negócios do grupo. O prêmio foi entregue pela secretária nacional de Habitação do Ministério as Cidades, Inês Magalhães.
O Destaque Social ficou por conta das ações desenvolvidas pelo Serviço Social do Sinduscon do Paraná (Seconci-PR), que realizou 26 mil atendimentos, como emissão de documentos, exames médicos e atividades de lazer no Dia Nacional da Construção Social, o maior número entre os 18 estados participantes. Após receber o prêmio das mãos do governador do Maranhão, Jackson Lago, o presidente do Sistema Sinduscon/Seconci-PR, Hamilton Franck, fugiu um pouco do protocolo e destacou o trabalho desenvolvido pelos Seconcis que, diariamente, atendem a milhares de trabalhadores da construção. “Empresários que investem em seus funcionários têm trabalhadores mais satisfeitos, motivados e comprometidos com os objetivos da empresa, o que reflete positivamente na produtividade e eliminação do desperdício”, afirmou Franck.
Projetos premiados:
Categoria Entidade
SINDUSCON-BLUMENAU
Projeto: Reurbanização do Passeio Histórico de Blumenau
SINDUSCON-PE
Projeto: Casamento Coletivo da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco
Categoria Empresa
NORCON
Projeto: Responsabilidade Social como Estratégia Rumo à Liderança
VOTORANTIM CIMENTOS
Projeto: Futuro em Nossas Mãos Categoria Destaque Social
Destaque Social
SECONCI-PR
Projeto: Ações desenvolvidas no Dia Nacional da Construção Social, evento de valorização do profissional