SÃO PAULO – Dentre os receios relacionados às questões financeiras, não conseguir manter a prestação em dia é o principal medo de quem deseja comprar a casa própria, segundo revela levantamento feito pelo Ibope Inteligência sobre as tendências imobiliárias nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Nas duas cidades, o medo de não conseguir arcar com as mensalidades foi apontado por cerca de 9% das pessoas, que mencionaram algum receio financeiro para a compra de um imóvel novo.
Pagar parcelas intermediárias não planejadas foi o segundo item mais citado, 5% no Rio e 4% em São Paulo. Ficar com saldo devedor após quitar o financiamento e não obter financiamento depois de receber as chaves foram declarados por 3% e 2% dos receosos das duas capitais.
Renda
Divididos por faixa de renda, as classes B e C carioca mostram um percentual de receosos parecidos nos medos citados. Já em São Paulo, em todos os tipos de receio, há uma leve predominância da classe C, ver tabela no site:
Receios
No geral, os problemas em relação à capacidade de honrar os compromissos financeiros foram citados por 18% dos paulistanos e 19% dos cariocas. Problemas em relação à responsabilidade de terceiros, como não receber o imóvel, documentação em dia, entre outros, por 54% dos moradores da capital paulista e 45% dos que vivem na cidade maravilhosa.
Em São Paulo, 47% dos entrevistados alegaram não ter qualquer tipo de receio para comprar um imóvel novo. No Rio de Janeiro, este percentual foi de 52%.