Skip to content

Construção civil registra sétima alta consecutiva no nível de emprego

1 de setembro de 2009

Compartilhe:

O emprego na construção civil do País apresentou o sétimo saldo positivo consecutivo em julho. De acordo com a pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, foram criadas 36.499 vagas para trabalhadores com carteira assinada no sétimo mês do ano, o que representa alta de 1,67% na comparação com junho. Ao final de julho, o setor registrava 2,216 milhões de trabalhadores contratados.

O levantamento também revela que, neste ano, o nível de emprego no setor da construção cresceu 7,98%, acumulando 131.079 contratações com carteira assinada. Já nos últimos 12 meses, o crescimento é de 5,22%.

Na opinião do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, a evolução dos programas governamentais no setor será essencial para manter o nível de emprego em crescimento. "Daqui para frente, o ritmo de aprovações de projetos do programa Minha Casa, Minha Vida e de contratações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será fundamental para manter o crescimento do emprego no setor."

Segundo Watanabe, o aumento de 2,25%, em julho, do número de empregados em atividades de preparação de terreno revela o início da construção de novas obras e, consequentemente, a necessidade de mão-de-obra para atender à demanda, o que denota novas contratações nos próximos meses. Por outro lado, o emprego no setor de infraestrutura registrou ligeira queda de 0,11%, no mesmo período de análise.

Setores
A área imobiliária voltou a contratar mais do que o setor de infraestrutura, invertendo a tendência registrada nos últimos meses.

Entretanto, no acumulado do ano, infraestrutura apresenta elevação de 8,54%, enquanto a área imobiliária registrou alta de 5,47%, na mesma base comparativa.

Brasil
Todas as regiões do País apresentaram alta no nível de emprego no sétimo mês do ano, ante junho. A região Norte registrou a maior variação positiva, de 5,64%, com a contratação de 5.687 trabalhadores.

Em São Paulo
O estado de São Paulo registrou, em julho, alta de 1,59% no nível de emprego na construção civil, em relação ao mês anterior, com a abertura de 9.884 vagas. No fim do mês de análise, o total de empregados contratados na construção paulista foi de 631.095, o que denota um aumento de 7,46% nos últimos 12 meses. No acumulado do ano, a alta é de 6,53% e, na comparação de julho deste ano frente ao mesmo mês do ano passado, a elevação é de 13%.

A capital empregou 6.033 trabalhadores em julho no setor da construção civil, o que representa crescimento de 2% ante junho.

São José dos Campos registrou o maior aumento percentual no nível de emprego da construção civil, com a criação de 1.430 vagas (+2,44%). Por outro lado, Bauru reduziu 183 postos de trabalho.Ver tabelas no site:

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…