O pagamento do décimo terceiro salário, que normalmente ocorre nos meses de novembro e dezembro, não aumenta necessariamente o consumo de produtos da construção civil. Ao contrário do que se pensa, os meses de fevereiro, março e abril são os que registram os melhores números.
As informações são do diretor de Marketing da Tecnisa, Romeo Busarello. Segundo ele, nesses meses, os executivos recebem bônus, por isso o aumento das vendas. Busarello discutiu as mudanças nos hábitos de consumo nos últimos anos em palestra realizada na ACSP (Associação Comercial de São Paulo), na última semana, que abordou o setor de Construção Civil.
Demanda
Embora os bônus dos executivos elevem as vendas do setor, os consumidores que mais compram produtos da construção são os de baixa renda. As classes C, D e E são responsáveis por 76% das vendas de materiais de construção, afirmou o publicitário Renato Meirelles, especialista em marketing voltado à baixa renda.
Segundo Meirelles, um dos motivos para a alta procura por produtos da construção civil por esse segmento da população é o aumento do número de famílias. "As classes mais baixas, ao contrário das classes A e B, são compostas majoritariamente por jovens: eles representam 42% das novas famílias formadas de 2002 para cá", afirma o publicitário. "Isso significa mais pessoas necessitando de locais para morar", destaca.
Reformas constantes
Meirelles também destacou uma característica peculiar da baixa renda: o fato de esse segmento estar em reformas constantes também impulsiona a venda de materiais. Ele lembra que a baixa renda realiza obras na casa que duram por muito tempo, por isso, a grande demanda.
"Alem disso, o consumidor das classes C, D e E procura estabelecimentos cujos atendentes tenham o conhecimento das lojas especializadas, a comodidade do bairro e a variedade dos home centers", ressalta Meirelles.
Empresas
Durante o encontro, a superintendente de marketing da Associação, Sandra Turchi, falou sobre práticas saudáveis de crédito entre a pequena e média empresa. "Nossa meta é fazer, com certa frequência, essa reunião produtiva que fomenta negócios úteis entre os setores que movem a economia", diz. "Entendemos que as pequenas e médias empresas devem estar inseridas nesse processo".