O emprego na construção civil do País fechou setembro com saldo positivo. De acordo com a pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, foram criadas 36 mil vagas para trabalhadores com carteira assinada no nono mês do ano.
Frente a agosto, o número de empregos cresceu 1,59%. Com o resultado, o setor alcançou 2,297 milhões de empregados formais. No acumulado do ano a alta foi de 10,17% e de 4,97% nos últimos 12 meses.
Com o resultado, o setor mantém a perspectiva otimista das empresas neste ano. Em agosto, a criação de 45 mil novas vagas surpreendeu o segmento, que esperava retração no número de vagas criadas.
Brasil
O levantamento também revela que, em setembro, o nível de emprego no setor da construção cresceu em todas as regiões do País, sendo que o Norte registrou a maior variação positiva, de 3,67%, com a contratação de 4.046 trabalhadores, conforme a tabela abaixo:
Em São Paulo
Ainda segundo o SindusCon-SP, somente no estado de São Paulo o número de empregos cresceu 1,21% em setembro, frente a agosto (+7.775 trabalhadores). Neste ano, a indústria paulista contratou 57,3 mil trabalhadores com carteira assinada – a expansão frente aos nove primeiros meses de 2008 é de 9,68%.
Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 7,02%. O número de empregados do setor paulista fechou agosto com 650 mil trabalhadores. Somente na capital paulista, 3.579 foram admitidos em setembro, um crescimento de 1,14% frente a agosto.
Considerando as regiões do estado, a que mais abriu vagas foi a capital, porém, a que teve a maior alta percentual foi São José do Rio Preto, que obteve incremento de 3,35% em setembro. Por outro lado, Santos registrou retração em setembro, de 0,94% .