Em breve, o setor da construção civil de Alagoas vai ganhar seu manual de garantias atualizado de acordo com as novas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O projeto – idealizado pela diretoria de Desenvolvimento,Tecnologia e Qualidade da Ademi/AL – fornecerá informações detalhadas sobre os materiais aplicados na construção da unidade imobiliária e seus prazos de garantia, além de oferecer dicas para sua correta utilização e manutenção.
“Atualmente cada construtora organiza seu próprio manual, sem que haja uma padronização nos procedimentos de melhoria do desempenho do imóvel. O documento que está sendo processado pela Ademi vem normatizar o mercado”, assegura Gelson Cerutti, diretor de Desenvolvimento,Tecnologia e Qualidade da entidade.
O manual servirá como ferramenta de consulta para proprietários de imóveis e construtores. Além disso, orienta o construtor quanto às exigências constantes no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Código Civil. Desta forma contribuirá para amenizar os conflitos entre as partes (comprador do imóvel e construtora).
Por meio do documento, estão sendo instituídas regras de assistência técnica para o setor da construção civil, além da padronização dos prazos de garantia oferecidospelo mercado. O Manual trará ainda esclarecimentos acerca das responsabilidades do consumidor quanto às manutenções preventivas recomendadas pela NBR 5674.
“Esse será o terceiro manual completo de garantias, que se tem conhecimento, editado no País. Apenas os Sinduscons de São Paulo e Minas Gerais e o Secovi/SP dispõem de um documento nesses termos”, informa Mússio Alencar, coordenador do projeto.
O Manual de Garantias da Ademi/AL tem a contribuição de uma equipe de engenheiros, arquitetos e técnicos. Ao todo estão participando 8 empresas e 15 profissionais. Tão logo concluído o projeto, a Ademi disponibilizará unidades do documento às construtoras para que as distribuam entre proprietários e empresas gestoras de condomínios.