Da Agência Alagoas – As cerca de 17,6 mil casas destinadas às famílias dos 19 municípios atingidos pelas enchentes do ano passado estão sendo construídas em áreas seguras, previamente vistoriadas e com laudo atestando que não põem em risco as vidas dos beneficiados. As informações foram prestadas pela superintendente de Políticas Habitacionais da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Marisa Torres Perez.
De acordo com ela, as habitações estão sendo feitas pela Caixa Econômica Federal pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Foram fechados 28 contratos entre a Caixa e as construtoras responsáveis pelas casas, que medem 41 metros quadrados, possuem dois quartos, sala, cozinha, varanda e área de serviço. “Os modelos não são padronizados, mas os conjuntos são pavimentados, têm área de lazer, ciclovias e equipamentos com espaço para unidades de saúde, escolas e praças”.
Marisa destaca que a preocupação do governo de Alagoas com o bem-estar e segurança das vítimas das cheias não deixou de fora os portadores de deficiência física. No projeto, pelo menos 3% das habitações – por empreendimento – são adaptadas para este público.
Segundo ela, o último contrato firmado com a Caixa Econômica aconteceu em 27 de dezembro e cada empreendimento tem um prazo de 12 meses para executar a obra. “Primeiro foi feita a identificação da área (que não podia ser vulnerável a cheias), desapropriação do terreno e desenvolvimento do projeto”, reforçou a superintendente.
A previsão do Governo é iniciar a entrega dos empreendimentos no segundo semestre de 2011.