Skip to content

Juros do empréstimo pessoal atingem maior taxa em 2 anos

13 de maio de 2011

Compartilhe:

DE SÃO PAULO

As taxas de juros cobradas no empréstimo pessoal atingiram em maio o maior patamar em mais de dois anos, aponta pesquisa do Procon-SP divulgada nesta sexta-feira. Os juros chegaram a 5,74% ao mês, ante 5,49% no mês passado, os mais altos desde abril de 2009.

O cheque especial também apresentou aumento na taxa no mês, passando de 9,35% em abril para 9,47% ao mês.

O órgão constatou que, em maio, houve acréscimos nas taxas do empréstimo pessoal no HSBC (de 4,50% para 4,99%), no Santander (de 5,63% para 5,99%), no Itaú (de 6,38% para 6,41%) e no Bradesco (de 6,08% para 6,1%).

A pesquisa considerou um período de 30 dias. Os dados coletados se referem a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais.

No cheque especial, houve altas na Caixa Econômica Federal (de 7,31% para 7,95%), no HSBC (de 9,8% para 9,95%), no Santander (de 9,96% para 9,99%) e no Bradesco (de 8,83% para 8,85%).

O contrato estipulado foi de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com esse prazo.

O levantamento foi feito no último dia 4. "Os esforços do governo para segurar a expansão do crédito e a inflação já estão se traduzindo em taxas de juros mais altas, principalmente para os consumidores. O momento não é oportuno para realizar financiamentos ou solicitar empréstimos pessoais", afirma o Procon-SP.

Os analistas do Procon-SP lembram que os empréstimos só devem ser tomados em caso de necessidade e escolhendo a modalidade com as melhores condições.

Taxa de juros em maio

Cheque Especial
Banco do Brasil – 8,27%
Bradesco – 8,85%
Caixa Econômica Federal – 7,95%
HSBC – 9,95%
Itaú – 8,99%
Safra – 12,30%
Santander – 9,99%

Empréstimo Pessoal
Banco do Brasil – 5,39%
Bradesco – 6,10%
Caixa Econômica Federal – 4,95%
HSBC – 4,99%
Itaú – 6,41%
Safra – 5,40%
Santander – 5,99%

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…