A responsabilidade social é um dos temas relacionados ao dia a dia do trabalho que depende da ativa participação dos RHs das empresas de construção. A Ademi é uma entidade com uma forte política nesse campo, cujos resultados são palpáveis nos locais de trabalho e consagrados por premiações, inclusive nacionais.
Ronald Vasco Jr. Vice-presidente da entidade e que dirige a Responsabilidade Social, diz que essa prática valoriza o trabalhador, ao tempo em que traz retorno positivo para as empresas na redução do absenteísmo, maior produtividade no trabalho e menos desperdício.
A responsabilidade social exige um planejamento e prática constante, a cargo dos RHs que, para isso, se reúnem periodicamente na Ademi, o que possibilita um trabalho mais abrangente em relação a todas as empresas filiadas.
“Desenvolvemos, atualmente, ações sociais junto às 55 construtoras associadas, nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, esporte e segurança do trabalho”, explica Ronald Vasco. Essas ações em conjunto levam os colaboradores das empresas – aqueles que trabalham diretamente nos canteiros de obras – a enxergar o que elas podem gerar de resultados positivos para sua vida social e profissional.
Pedro Melo, RH da Plano A – Arquitetura e Engenharia acha que essas ações levam à satisfação do funcionário e ao seu bom relacionamento com a empresa, permitindo também à empresa resultados como maior qualificação e aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores.
Luana Monteiro, do RH da V2 e Placic, vê na responsabilidade social uma forma de “promover a capacitação e a inclusão social para os trabalhadores da construção civil”.
Patrícia Farias, da Contrato Engenharia, diz que as ações na área social feitas pela empresa em parceria com a Ademi são de grande importância. “Conseguimos levar aos nossos canteiros mais capacitação, saúde e lazer”, informa.
A responsabilidade social, explica Ronald Vasco, vai além das empresas e de seus colaboradores. “Sua influência atinge toda a sociedade, com efeitos altamente positivos, criando demanda de postos de trabalho em setores antes pouco valorizados, como organizações não-governamentais, reciclagem de materiais e projetos sociais, os mais variados”, conclui.
AÇÕES RESPONDABILIDADE SOCIAL ADEMI-AL E SINDUSCON-AL
ANO 2011
Investir na capacitação profissional de seus colaboradores é uma necessidade vista como indispensável para a melhoria da produtividade e qualidade de vida. Partindo deste princípio, a ADEMI-AL vem desenvolvendo projetos que buscam proporcionar lazer, saúde, educação, cultura, e entretenimento para os colaboradores das empresas associadas.
Com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores e familiares uma maior inserção social, capaz de oferecer diversas formas de lazer educativo, despertando o sentimento de cidadania, assim como transmitir informações úteis para as atividades cotidianas, profissionais e sociais a ADEMI-AL vem desenvolvendo os seguintes projetos:
1. Distribuição de Preservativos
Promover de modo gratuito a distribuição de preservativos no período do carnaval, aos colaboradores das empresas associadas como uma medida de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, em parceria com o SESI e a Secretaria Municipal de Saúde. Foram distribuídos este ano, entre 28 Construtoras,, a quantidade de 9.380 preservativos, durante a semana do carnaval.
2. Distribuição de Kit Escolar
Objetivo de contribuir com a educação dos filhos dos trabalhadores, assim como no seu desenvolvimento intelectual. A distribuição é gratuita, em parceria com o SESI. Foram distribuídos este ano, entre 29 Construtoras,, a quantidade de 9.000 kits, entre os dias 15 a 18 de fevereiro.
3. Projeto Cultura na empresa
Esse projeto tem o objetivo de proporcionar aos colaboradores acesso a arte e cultura, através do prazer lúdico de apresentações artísticas e culturais, assim como promover a cultura alagoana através do teatro de forma gratuita. O mesmo conta com a parceria do SESI, gerando uma maior motivação e melhor qualidade de vida entre os trabalhadores, ocorrendo durante o decorrer do ano. A proposta do SESI para 2011 é realizar uma campanha Bimestral focando a temática Drogas, sendo realizadas ainda na campanha ações como: Oficinas, palestras, apresentação teatral, projeção de filmes, etc.
4. Vacinação em Canteiro de obra
Proporciona aos trabalhadores o controle e imunização contra doenças como Difteria e Tétano. É realizada todos os anos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, onde esta disponibiliza a vacina gratuitamente, assim como também um profissional capacitado para realizar a vacinação.
Cada empresa é responsável pela compra das seringas e agulhas e por disponibilizar o transporte para o deslocamento do profissional da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as vacinas.
5. Palestras
Disponibiliza-se palestras gratuitas em vários segmentos, em parceria com o SESI, com o propósito de tornar os trabalhadores da construção civil mais conhecedores sobre o tema abordado, assim como também, fazer refletir nas relações familiares. As palestras disponibilizadas atualmente são:
a. DST/AIDS
b. ALCOOLISMO
c. TABAGISMO
d. DROGAS
e. COMBATE A DENGUE
f. CÂNCER DE PRÓSTATA
g. CÂNCER DE MAMA
h. HIPERTENSÃO
i. HIGIENE PESSOAL
j. TUBERCULOSE
k. LER/DORT
l. PAIR
m. ACIDENTES NO TRABALHO
n. PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
o. ERGONOMIA NO TRABALHO
p. CHOQUE ELÉTRICO
q. NR-32
r. EPI
6. Cursos de Qualificação Profissional na Construção Civil
A ADEMI-AL em parceria com o SENAI-AL, iniciou no dia 28 de Fevereiro de 2011 a qualificação de mão de obra dos colaboradores da Construção Civil das empresas associadas à Ademi-AL de forma gratuita. A proposta de qualificação profissional inclui os cursos de Almoxarife de Obras, Operador de Guincho, Operador de Betoneira, Armador de Ferragens, Encanador Geral, Eletricista Predial, Pedreiro, Gesseiro e Carpinteiro. As aulas são ministradas por um instrutor do SENAI e acontece no próprio canteiro de obras da empresa participante no fim do expediente de trabalho, das 18:00 às 21:00 horas, de segunda à sexta-feira. A proposta é de que os cursos se estendam durante o decorrer do ano, pois tem-se a demanda de 1286 funcionários inscritos a serem capacitados, entre 25 Construtoras Associadas à Ademi e ao Sinduscon. Até o momento já foram qualificados 116 profissionais com o curso de Pedreiro, 35 com o curso de Encanador. Estão em andamento os seguintes cursos: Pedreiro, Armador e Encanador e a realizar-se no mês de Julho, os cursos de Operador de Guincho e Armador. Serão viabilizados até dezembro cursos nas áreas de: Encanador, Pedreiro, Gesseiro, Eletricista e Armador de Ferragens.
7. Passeio Ciclístico da Construção Civil
Realizou-se no dia 20 de Março de 2010, na orla de Maceió, o 1º Passeio Ciclístico envolvendo gestores e colaboradores da Construção Civil. Contamos com a participação da Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente, Carajás, Polimix, Algas, Chama Publicidade, Gávua Refeições para realização deste evento que atingiu um público de 250 pessoas. Houve ainda um sorteio de brindes como Furadeira, Caixa de Ferramentas e Bicicletas para os participantes. A proposta da Ademi é de realizar anualmente essa ação de modo gratuito para os participantes. O 2º Passeio Ciclístico, foi realizado no dia 16 de Abril, atingindo o mesmo público, mas com a participação de 400 pessoas. A temática abordada no evento foi “Prevenção às drogas e promoção à saúde”. O percurso foi o mesmo do 1º evento e contamos com o apoio do SESI, Loreál, Algas, Polimix, Qualitimax, Gávua Refeições, Conexão Montagens e Eventos, Secretaria Municipal de Saúde e Tupan.
8. Curso da CIPA
Visando a melhoria na produtividade e na qualidade dos serviços nos canteiros de obras, a Ademi, em parceria com o SESI, está ofertando este curso como forma de reciclar os conhecimentos dos cipeiros e gerar mais segurança à seus colaboradores, gerando, dessa forma, melhorias no seu empreendimento. Essa ação teve início no dia 22 de abril de 2010 e término em Setembro.
O curso será ofertado de forma gratuita, com carga horária de 20 horas, sendo realizado no próprio canteiro de obras. O público capacitado foi de 130 funcionários, entre 9 construtoras participantes. Os cursos da Cipa em 2011, iniciaram em 25 de Maio, sendo subdivididos em 4 turmas entre 9 Construtoras, são elas: V2, Placic, Delman, Construart, Lares, Reycon, Plano A, Araujo Barros e Assumpção. Foram capacitados até o momento 74 funcionários. Serão capacitados no mês de Julho mais 40 funcionários.
9. Programa Voluntário de Doação de Sangue
Realizar campanha de incentivo à doação de sangue entre os colaboradores da construção civil, com realização de palestras ministradas por técnicos do Hemoal nos canteiros de obras sobre a importância desse ato de solidariedade humana. Os palestrantes também esclarecem as dúvidas dos operários que se propõem a fazer o exame para atestar, ou não, sua habilitação enquanto doadores voluntários. Os exames e a coleta de sangue podem ser realizados no próprio local de trabalho, ou a empresa disponibiliza um carro para levar os voluntários até à sede do Hemoal. È uma ação sem custo. Em 2010, a Ademi foi premiada pelo Hemoal com o prêmio – “Amigo do Hemoal”.
10. Programa de Educação para o Trânsito
Este programa conta com a parceria do Detran, e tem como objetivo ministrar palestras gratuitas em canteiros de obras com o intuito de orientar os trabalhadores desse segmento, que utilizam a bicicleta como meio de transporte, acerca da legislação para o trânsito, com a finalidade de reduzir os índices de acidentes que os mesmos são vítimas. Este ano, até o momento, apenas uma empresa aderiu à palestra, foi a Construtora Placic.
11. Palestras de Promoção ao Meio Ambiente
Este programa conta com a parceria da SEMPMA – Secretaria de Promoção ao Meio Ambiente, e tem como objetivo ministrar palestras gratuitas em canteiros de obras com o intuito de orientar os trabalhadores desse segmento, quanto à valorização e preservação ao Meio Ambiente.
12. Programa de Saúde Bucal
Levar aos canteiros de obra o tratamento odontológico através de unidade móvel do Sesi como uma forma de prevenção, assim como orientar aos trabalhadores como realizar uma higiene bucal. Cada procedimento odontológico custa R$10,00 e o colaborador deverá custear. Participaram desta ação em 2010, 9 Construtoras, atingindo um público de 659 funcionários. Até o momento para este ano tem-se adesão de 6 Construtoras que pretendem levar saúde bucal para seus colaboradores no decorrer do ano. Até o momento as empresas Arquitec e Delman, foram atendidas, as demais serão atendidas de acordo com o cronograma do SESI.
13. Projeto Oftalmológico
Levar aos canteiros de obra o atendimento oftalmológico através de uma Ótica, como uma forma de prevenção de doenças. É realizada uma triagem, na própria empresa, onde um técnico oftalmológico da ótica, irá avaliar quem necessitará ser encaminhado à consulta que custa R$ 30,00 e o óculos (lente + armação) R$ 115,00. O colaborador deverá custear essa ação. Para este ano, teremos a parceria da Amaral Ótica que estará ainda disponibilizando brindes para sorteio entre os participantes da ação. A adesão para este ano são de 10 Construtoras que pretendem levar saúde bucal para seus colaboradores a partir do mês de julho.
14. Projeto Educação do Trabalhador (Alfabetização à 4ª série)
A ADEMI, em parceria com o SESI, vêm implantando, em canteiros de obras de construtoras associadas, salas de aulas. O objetivo é alfabetizar os colaboradores da construção civil (curso primário de 1ª a 4ª série), no próprio local de trabalho, onde as aulas são ministradas por professores do Sesi, de segunda a quinta- feira, a partir das 17h30. Ao final do curso, os participantes recebem o certificado e podem dar continuidade a seus estudos no sistema regular de ensino. Para a viabilização desta ação são necessários dois livros para cada aluno, cada livro custa R$20,00 reais que será utilizado no decorrer das aulas. O Período de duração é em torno de três anos, podendo ser reduzido de acordo com o desenvolvimento e comprometimento da turma. Estão participando do projeto 6 construtoras, totalizando 9 salas de aulas.
15. Dia Nacional da Construção Social
A ADEMI e o SINDUSCON-AL, realiza o Dia Nacional da Construção Social , no mês de agosto, é uma ação de responsabilidade social patrocinada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que acontece simultaneamente, em 15 estados. Em Alagoas, o evento é realizado na Vila Olímpica Albano Franco (SESI) – Cambona. Participam dessa ação, trabalhadores da construção civil e seus familiares, é viabilizado ações como: emissão de documentos e ao atendimento ambulatorial; participaram do curso Cozinha Brasil, de oficinas de arte e de atividades recreativas infantis; apresentações de espetáculos teatrais e de bandas de música. A ação foi realizada em 2010 no dia 21 de Agosto, o público participante em 2010 foi de 8.875 pessoas, entre funcionários da Construção Civil e seus familiares. O público que trabalha em prol do desenvolvimento das atividades neste grande dia, são voluntários e funcionários das Construtoras Associadas à Ademi e ao Sinduscon. O evento este ano será no dia 20 de Agosto, abordando o tema : Meio Ambiente.
16. Campeonato de Futebol
ADEMI e o SINDUSCON, em parceria com o Sesi, realizaram, no Sesi Cambona , no mês de Outubro, com objetivo de integrar, não somente as empresas, mas principalmente os colaboradores da construção civil. Além disso, o evento pode proporcionar lazer aos trabalhadores, através da prática do esporte saudável. As empresas participantes custeiam apenas a arbitragem dos jogos, sendo rateado o valor total por todas as empresas participantes. Participaram em 2010, 17 Construtoras Associadas à Ademi e ao Sinduscon. Em 2011, a perspectiva é de que o a ação ocorra em meados de Outubro.
17. Projeto Trabalhador no Teatro “As Mãos Que Constroem Agora Vão Aplaudir”
O Projeto Trabalhador no Teatro tem como lema “As mãos que constroem agora vão aplaudir”, com o objetivo de proporcionar lazer e cultura aos colaboradores da construção civil e seus familiares. O evento já é realizado há sete anos pela entidade. Normalmente acontece no mês de Novembro de cada ano.
A ação não possui custo para as empresas associadas participantes. Em 2010, foi feita uma parceria com a Sue Chamusca, onde viabilizamos para o público da Construção Civil, o espetáculo “Peter Pan”, em 3D”, no dia 02 de Outubro, com a participação de 1815 pessoas. Em 2011, estaremos com a mesma parceria, trazendo o espetáculo “O Mágico de Oz” em 4D, sendo apresentado em duas sessões entre os dias 03 e 04 de Setembro de 2011 às 10:00h no Centro de Convenções, sendo a adesão com o custo de R$ 10,00 por pessoa.
18. Campanha de Natal
Em dezembro, a ADEMI distribui toneladas de alimentos, junto a organizações que promovem ajuda a pessoas carentes. Essa ação, que há 12 anos faz parte do calendário da entidade, é uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Social da ADEMI, e tem o objetivo de proporcionar um Natal melhor para as pessoas assistidas pelas entidades beneficiadas. Cada empresa associada contribui com o valor de R$220,00 para comprar dos alimentos. Atendemos em 2010 à 27 entidades carentes, com o quantitativo de 9.095 kg de alimentos.