Skip to content

ANO NOVO TERÁ 20 MIL VAGAS PARA COLOCAR A MÃO NA MASSA

28 de novembro de 2011

Compartilhe:

O ano novo ainda nem começou, mas já promete ser um dos melhores para quem trabalha em obras. Segundo o diretor executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Antônio Carlos Mendes Gomes, deverão ser criados mais de 20 mil postos de trabalho no setor.
– Estamos num momento muito positivo por conta do efeito Copa do Mundo e Olimpíadas. São obras públicas e também da iniciativa privada. Se 2010 já foi bom, 2012 tem tudo para ser ainda melhor na construção civil do Rio – ressalta.
Um levantamento feito pelo EXTRA em consultorias, balcões de empregos e construtoras mostra que são, pelo menos, 742 oportunidades de emprego disponíveis em funções como pedreiro, servente, mestre de obras e corretor de imóveis, entre outras.
De olho no boom da construção, Luciene Souza dos Santos, de 32 anos, deixou o trabalho de auxiliar administrativa para virar pedreira. Desde agosto, Luciene faz um curso gratuito pelo projeto "Mão na Massa", que qualifica mulheres para trabalhar em obras, e não quer parar por aí:
– Eu ganhava pouco mais de um salário mínimo, enquanto o piso de um pedreiro é o dobro disso. A construção civil está com muitas vagas abertas para quem tem qualificação. O que não falta é chance de crescer – diz Luciene, que tem ensino médio completo e já planeja fazer o curso técnico de Edificações e a faculdade de Engenharia.
Também aluna no "Mão na Massa", Selma Castro da Fonseca, de 27 anos, também foi atraída pelos salários em alta nos canteiros de obras do Rio. Ela atualmente faz o curso de carpinteiro de fôrmas:
– Trabalhava como operadora de loja, mas era trabalho demais, para dinheiro de menos – conta Selma, que diz ter sofrido com o preconceito no início: – Quando disse que trabalharia em obra, muitos me olharam atravessado. Mas, hoje, me respeitam. O importante é fazer bem seu trabalho.
Qualificação
Ter uma boa qualificação é a melhor forma de conseguir uma colocação no segmento da construção civil, segundo o diretor-executivo do Sinduscon, Antônio Carlos Mendes Gomes.
– O mercado está aquecido. Muitas vezes faltam profissionais para preencher as vagas – afirma.
E não faltam opções, até mesmo gratuitas, de qualificação. O Seconci está com inscrições para 500 vagas no curso de iniciação profissional. É preciso entrar em contato pelo telefone (21) 2101-2555. Por lá, há também programas de capacitação oferecidos em parceria com o Senai.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), do governo do estado, também costuma oferecer cursos. Informações podem ser obtidas pelo site www.faetec.rj.gov.br. Já o projeto "Mão na Massa", também gratuito, deverá reabrir as inscrições apenas no início de 2012.
Oportunidades de emprego
Sine: Os postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) têm cerca de 300 vagas abertas na área de construção civil, em funções como pedreiro, carpinteiro e servente. Basta comparecer a unidades como a da Rua São José 35, no Centro do Rio. Mais endereços em todo o estado podem ser obtidos pelo site da secretaria www.trabalho.rj.gov.br.
Flex: A empresa de prestação de serviços oferece 150 oportunidades em funções como pedreiro, encanador, ladrilheiro e pintor, entre outras. É exigida experiência. As inscrições são recebidas pelo site www.flexzeladoria.com.br.
João Fortes: A construtora tem 12 postos de trabalho para engenheiro civil, técnico em edificações e mestre de obras, entre outros cargos. É preciso enviar currículo para o e-mail rh@joaofortes.com.br.
Lopes: A Lopes inscreve para 120 oportunidades para consultor imobiliário. É preciso ter registro no Creci. Para concorrer, é necessário enviar um currículo para o e-mail recrutamento.rj@lopes.com.br.
Living: A Living Construtoracontrata para sua corretora da – a Selling – 40 corretores de imóveis. Não é preciso ter experiência na função. Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail rhselling@rjzcyrela.com.br.
Ascese RH: A consultoria de Recursos Humanos tem cerca de 80 postos de trabalho em funções como pedreiro, pintor, estucador e servente. Basta comparecer à Avenida Nilo Peçanha 50, grupo 201, no Centro do Rio, das 9h às 16h, com currículo e carteira profissional.
Skipper RH: Há cerca de 40 oportunidades na consultoria de Recursos Humanos para carpinteiro, pintor, eletricista, técnico orçamentista, mestre de obras e encarregado. Inscrições na Avenida Presidente Vargas 542, sala 1.605, no Centro do Rio.
PDG: A construtora PDG tamém tem oportunidades, principalmente para quem tem formação universitária. O número de vagas, entretanto, não foi divulgado. O cadastro é feito pelo site ww.vagas.com.br/pdg.
Seconci: O Serviço Social da Indústria da Construção do Rio (Seconci) cadastra em seu banco de currículos pelo site www.seconci-rio.com.br

Jornal Extra Online/RJ

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

´r

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…