Matéria veiculada pela Pini destaca a ferramenta de pesquisa desenvolvida pela CBIC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que pretende reunir o conhecimento produzido em universidades e integrá-lo com empresas da construção civil. A ferramenta faz parte da 8ª meta do Programa de Inovação Tecnológica (PIT) do CBIC.
O Observatório da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção é uma iniciativa de diversas instituições da UnB: o Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS), o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e a Faculdade UnB Gama (FGA).
Segundo a professora Raquel Naves Blumenschein, coordenadora do LACIS, as primeiras universidades a participarem do projeto serão instituições localizadas na região Centro-Oeste.
"Depois, serão inclusas todas as universidades do país, de acordo com um cronograma a ser definido", ela explica.
Os principais objetivos do Observatório são: facilitar o acesso a informações úteis para inovação na cadeia produtiva da indústria da construção; orientar e avaliar atividades de planejamento, de estatística e de avaliação da área; e permitir a troca de informações entre empresas, instituições e governos.
Raquel destaca que não só empresas, mas também todos os agentes (setor produtivo, público e academia) envolvidos na pesquisa para a cadeia produtiva da construção civil.
O cadastro será feito por meio de formulário, ainda não disponível.
O acesso às informações será livre.
A primeira parte do observatório, de concepção, está pronta, mas passando por ajustes.
A segunda etapa deve ficar pronta em outubro.