A Ademi-Al e o Sinduscon-Al receberam para um café da manhã no Maceió Mar Hotel, nesta quarta-feira, 29/08, o candidato do PSDB a prefeito de Maceió, deputado federal Rui Palmeira.
Na oportunidade, o presidente da Ademi-Al, Guilherme Melro, apresentou ao candidato tucano um documento formulado pelas empresas filiadas à entidade com o título “SUGESTÕES DA ADEMI-AL PARA OS CANDIDATOS A PREFEITO DE MACEIÓ” (ver em anexo).
As sugestões incluem a Revisão do Plano Diretor de Maceió e do Código de Edificações e Urbanismo, com a participação da entidade nas discussões. Guilherme Melro destacou a complexidade da vida urbana e seus múltiplos problemas na atualidade e a importância da contribuição das entidades ali presente, que reúnem as principais e mais modernas construtoras do estado, em sua solução.
O representante do Sinduscon-Al, Paulo Malgueiro disse que tanto a Ademi-Al como o Sinduscon-Al têm compromisso com a melhoria da qualidade de vida em Maceió e podem contribuir com a administração municipal na modernização dos procedimentos. A desburocratização e a qualificação dos órgãos públicos municipais foi um dos aspectos abordados.
Marcos Holanda, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC falou da preocupação da entidade nacional com o papel dos prefeitos na melhoria da qualidade de vida dos municípios brasileiros. Destacou um documento da CBIC que fala da natureza social das administrações públicas. O Desafio de Pensar o Futuro das Cidades, documento com sugestões da CBIC foi citado por Holanda como contribuição ao debate.
Rui Palmeira mostrou conhecer a realidade de Maceió através da abordagem do que ele chamou de grandes problemas que enfrenta a cidade. Referiu-se aos problemas do trânsito vivido pela capital alagoana: “Maceió recebeu 150 mil veículos nos últimos 10 anos e não há como isso não afetar a qualidade do trânsito”, observou.
As duas entidades continuarão o ciclo de debate com novos encontros com os demais candidatos à Prefeitura. O DER esteve representado por Marcos Vital, que também é presidente a Coopercon. A presença de um grande número de empresários da construção civil reforçou a representatividade do evento.