O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi homenageado na manhã desta terça-feira, 30, na solenidade de entrega do Prêmio “Ações Inovadoras”, promovido pela Secretaria de Estado da gestão Pública (SEGESP). A Corporação conquistou o primeiro lugar no prêmio, o qual visa valorizar ações desenvolvidas nas diversas instituições estaduais pelos seus servidores, proporcionando evolução no serviço público estadual.
Dentre 38 projetos inscritos, o Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (SAPS) venceu o concurso, destacando-se pelo importante momento vivido pelo CBMAL, de grande desenvolvimento tecnológico e de relevante melhoria no atendimento à população alagoana. Para o Comandante Geral da Corporação, Coronel BM Luiz Antônio é uma alegria muito grande ver este trabalho desenvolvido pelos militares ser vencedor, trazendo a cultura da prevenção e conquistando o respeito de diversos setores da sociedade.
Para o Tenente BM José Tenório Barros, do Centro de Tecnologia em Informática e Informação (CTIInf) e desenvolvedor do SAPS, o sistema surgiu a partir de uma necessidade da Diretoria de Serviços Técnicos (DST) e tem caráter inovador pela forma de interagir com o contribuinte, através das ferramentas da internet, que possibilita eficiência no momento da regularização junto ao CBMAL, bem como rapidez na aprovação do projeto de segurança.
Disponível na grande rede há um ano, o SAPS traz em si o pioneirismo e a agilidade própria da era digital, facilitando a gestão da instituição bombeiro militar alagoana e a vida do contribuinte, que agora só precisa de um computador com internet para saber a situação atual do seu projeto de segurança contra incêndio. O que antes obrigava o contribuinte a comparecer ao menos cinco vezes na sede da DST, agora requer apenas o comparecimento na abertura do processo, quando é necessário entregar documentos comprobatórios.
Assim, todo o processo tornou-se mais rápido e fácil, contribuindo para avanços na Corporação. Com tantas novidades tecnológicas, o Alagoas já é o Estado mais rápido em emissão de pequenos projetos, sendo pioneiro na implantação de um sistema como o SAPS.
Segundo o Major BM Reinaldo Moura, Chefe da Seção de Estudos e Projetos da DST, vencer este concurso traz um sentimento de dever cumprido, após tantos meses de trabalho entre a DST e o CTIInf. “Esse sistema quebrou muitos paradigmas e hoje somos referência na região Norte-Nordeste. Agradecemos a Deus, ao Comando pelo apoio, à SEGESP pela iniciativa, ao Tenente Barros e toda sua equipe, e todos os militares da Diretoria”, explanou o Major Reinaldo.
Por Thássia Santos