A Associação dos Pais e Amigos do Autista (Assista) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (31), sua nova sede. O prédio agora conta com infraestrutura para receber autistas, profissionais e voluntários com mais conforto, passando a atender em torno de 100 pacientes por semana. A nova estrutura possibilitará também convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS), com o Município e com o Estado.
A ADEMI-AL é parceira nessa ação de Responsabilidade Social junto com o Sistema Pajuçara de Comunicação, através do PSCOM Voluntário. O presidente da ADEMI-AL, Guilherme Melro disse que a participação da entidade “faz parte do compromisso social que temos com a comunidade, atitude essa que se expressa através de um conjunto de iniciativas em várias áreas, inclusive com nossos colaboradores”.
A ADEMI-Al tem grande experiência em ações similares, através de seu setor de Responsabilidade Social, dirigido por seu vice-presidente Ronald Vasco. Jr. Nossa entidade já arrebatou três premiações nacionais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC com seus projetos sociais.
A coordenadora do PSCOM Voluntário, Teresinha de Macêdo, disse que há mais de um ano a Pajuçara assumiu essa causa. “Em 2011, tentamos levantar os recursos financeiros necessários com campanhas e espetáculos, mas isso não foi suficiente. Foi aí que pensamos na parceria com a ADEMI-AL, entidade que reúne empresas de construção imobiliária e, o resultado foi um sucesso”, explicou.
Diogo Rebêlo, Superintendente da ADEMI-AL, explicou como se deu esse envolvimento: “Explicamos o projeto aos nossos associados e pedimos contribuições. Várias empresas ajudaram na construção”.
De acordo com o presidente da Assista, José de Souza, a antiga sede atendia apenas 12 autistas por semana. Agora, além do da maior capacidade de atendimento, a associação aumentará também o número de voluntários. “Vamos receber uma fisioterapeuta e um educador físico para trabalharem com a gente”, revelou. O antigo prédio será transformado em um bloco de salas de aulas para as crianças.
Além de psiquiatras, a ASSISTA conta com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos. As Lojas Guido e a Idélli Ambientes ajudaram a equipar e a mobiliar a nova sede. Foram doadas geladeira, gelágua, computador e TV de plasma pela rede alagoana, enquanto a Idélli ficou responsável pelo projeto do espaço e pela doação dos móveis planejados.
Segundo o diretor executivo do PSCOM, André Vajas, a empresa atua há oito anos buscando parceiros para diversas causas sociais através da disseminação da cultura de solidariedade e responsabilidade social.
“Como formadores de opinião, nós conseguimos despertar no outro esse sentimento”, reforçou Teresinha de Macêdo.