Três em cada dez brasileiros tem como principal sonho de consumo adquirira casa própria ou reformar e mobiliar o imóvel que já possuem, revelou uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Segundo o estudo, realizado com 610 entrevistados em 27 capitais brasileiras, o percentual dos brasileiros que planejam o investimento sobe para 32% entre os entrevistados das classes C, D e E. Já para os de maior renda, realizar uma viagem desponta como o principal sonho de consumo, planejada por 18%.
“Para o público de maior poder aquisitivo, a viagem é vista como uma forma de vivenciar novas experiências, enquanto que para os de menor renda, a casa própria representa segurança e independência”, explica o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges. Quanto à possibilidade de realizar seus sonhos, o brasileiro se diz otimista: 93% acreditam que vão conseguir concretizá-los. “A facilidade na obtenção de crédito certamente colabora para fazer desse desejo uma certeza”, ressaltou Borges. “O ambiente atual é favorável ao consumo e enquanto o vento soprar a favor com possibilidades de parcelar um bem por nove, dez ou mais vezes, o brasileiro se manterá esperançoso."
O que desperta o consumo
O estudo do SPC ainda apontou que a publicidade é um dos principais fatores que despertam o desejo de consumo dos brasileiros. Quatro em cada dez entrevistados afirmaram que o impacto da propaganda nos meios de comunicação é um dos componentes que influenciam o imaginário do consumidor.
“A persuasão da linguagem publicitária é um bom exemplo de que muitas vezes o consumo está mais ligado ao aparente prestígio criado pela aquisição do bem do que às necessidades reais do dia a dia das pessoas”, explica Borges.
Da Redação, original InfoMoney.