Estudantes e profissionais comparecem para o Seminário de Inovação em Engenharia e Design
Evento é fruto de um projeto, firmado entre a Ademi e a Ufal, que visa disseminar boas práticas na indústria da Construção Civil
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-Al) recebeu, na tarde desta segunda-feira (15), estudantes e profissionais que estiveram presentes na sede da instituição para participar do Seminário de Inovação em Engenharia e Design. O evento, que é uma realização conjunta da Ademi-AL, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundeps), teve por objetivo apresentar propostas para integrar a engenharia ao design.
Abrindo o seminário, o gestor técnico da Ademi, Rick Magalhães, deu boas vindas ao público destacando a importância do elo entre a faculdade e o mercado. “Este seminário, além de ser uma excelente oportunidade de adquirirmos conhecimentos, é uma maneira de aproximarmos a teoria da Universidade à prática da nossa profissão, e a Ademi estará sempre apta e de portas abertas para oferecer este momento e ampliar esta parceria”, disse.
Tal parceria só foi possível graças à execução do projeto Sistema de Indicadores Benchmarketing firmado entre a Ademi e o curso de Engenharia Civil da Ufal, com o objetivo de disseminar boas práticas na indústria da Construção Civil. “O projeto, firmado há três anos, tem permitido ações como esta. Hoje nossos palestrantes, professores doutores da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – mostraram temas tão diferentes, mas que se complementam para o bom funcionamento da engenharia civil. Estamos atingindo nosso objetivo e esperamos que esta parceria continue crescendo e permitindo ações assim”, destacou Adriana Weber, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Ufal e do projeto Sistema de Indicadores Benchmarketing.
O público presente acompanhou as palestras “Inovando através do Design: principais pesquisas do Instituto de Inovação, Competitividade e Design da UFRGS”, “O ensino de Gestão de Negócios para Design”, “Aerodinâmica das construções”, “Proposta de framework para inovação no ensino de desenho técnico instrumentado nos cursos de formação profissional em nível superior” e “O SAEPRO: Sistema Avançado para Estudos e Projetos”.