26 de abril de 2019

Segurança do trabalho é abordada no II Seminário do Cipeiro

Evento foi realizado pela Ademi-AL como uma das ações do Movimento Abril Verde

Cipeiros, prevencionistas, estudantes e trabalhadores da construção civil lotaram o auditório do edifício Norcon Empresarial, na tarde desta sexta-feira (26), para participarem do II Seminário do Cipeiro, realizado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL). O evento contou com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon), do Conselho Regional de Engenharia em Alagoas (CREA-AL), da Cooperativa de Compras (Coopercon) e do Grupo Prevencionaistas.

O evento faz parte das ações do Movimento Abril Verde, que reúne, a cada ano, vários setores que fomentam a economia do estado e outros que são agentes fiscalizadores, se unem para chamar atenção quanto à temática. Em 2019, o Movimento é resultado de uma parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Grupo Prevencionistas, Ministério Público do Trabalho (MPT), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal), Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL) e Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). O Movimento ainda conta com o apoio da Usina Coruripe e Maceió Shopping.

O seminário foi marcado pelas palestras do auditor do trabalho, Elton Machado e do procurador do Trabalho Luiz Felipe Costa, que falaram sobre as atribuições do cipeiro nas obras. O evento contou ainda com a participação de equipes do Sesi, que realizaram ginástica laboral e massagem relaxante com o público e apresentaram uma esquete teatral conscientizando a todos sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro.

Abrindo o evento, o superintendente da Ademi-AL Rick Magalhães, agradeceu a presença de todos e destacou a importância deste trabalho, na prevenção de acidentes. “Este seminário tem o foco em vocês: cipeiros, prevencionistas, engenheiros do trabalho e trabalhadores da construção civil, por entendermos que vocês são os protagonistas desta história. São vocês que têm em mãos o papel de serem os porta-vozes da segurança no trabalho e de tronarem a palavra prevenção um fato! Desta forma, quero, em nome do presidente da Ademi-AL, Jubson Uchôa, parabenizá-los pela importante tarefa que vocês desempenham”, disse.

Em seguida, o auditor do trabalho Elton Machado iniciou a palestra fazendo um breve histórico do surgimento das leis que garantem a segurança no trabalho. “Tudo começou quando um grupo de trabalhadores, na Inglaterra, decidiu cobrar melhorias e justiça no ambiente trabalhista e, em plena revolução Industrial, fez surgir as primeiras leis que amparavam o trabalhador. De lá para cá evoluímos bastante e a importância dos cipeiros vem crescendo exponencialmente”, explicou.

Também o procurador do Trabalho Luiz Felipe destacou a importância das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes). Ele mencionou o caso mais recente de acidente trabalhista, que ganhou notoreidade internacional, ocorrido no Brasil. “Vimos na tragédia de Brumadinho o quanto que a segurança no trabalho se faz importante. Ali, várias pessoas morreram exercendo suas atividades laborais e isto precisa nos servir como um alerta da importância do trabalho dos cipeiros e o quanto as fiscalizações, multas e indenizações precisam ser mais duras para garantirmos avanço na área”.

As palestras foram seguidas pela apresentação de cases de sucesso em empresas alagoanas da construção civil, que repassaram aos presentes as experiências de projetos que visam a segurança no trabalho.

O evento foi encerrado em um momento descontraído, com a apresentação teatral do Sesi, que levou o público a gargalhar e assimilar, de forma lúdica, informações sobre a temática, como foi o caso do cipeiro Allysson Bruno. “Este evento é muito importante porque além de nos reciclar, valoriza a nossa profissão, que consiste em cuidar de nós mesmos e da vida de outras pessoas”, finalizou.

26 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *