O fortalecimento das empresas alagoanas da construção civil é o principal objetivo do novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon-AL), empresário Marcos Holanda, recém empossado para o cargo até 2010. Hoje a entidade é uma das mais representativas do Estado, com 160 empresas associadas, que juntas geram mais de 30 mil empregos.
Com a experiência de mais de 20 anos de atuação no setor da construção civil, Marcos Holanda falou do otimismo do setor a partir das medidas anunciadas recentemente pelo Governo Federal no que se refere aos recursos para construção de casas de baixa-renda, urbanização e saneamento. "Esse são três pontos importantes que serão beneficiados e que, consequentemente, favorecem ao nosso setor com mais obras e empregos", destacou o presidente.
Segundo ele, hoje a grande maioria das empresas alagoanas trabalha escolha com obras públicas e serão aquecidas com os recursos destinados para o Estado. Para Holanda, outro ponto positivo e que reflete o bom momento do setor é a escolha de nomes como o empresário Marco Fireman para estar à frente da Agência de Habitação. "É um avanço porque o Fireman conhece muito bem o setor e as necessidades do mercado”, completou Marcos Holanda, lembrando que o novo superintendente da Caixa em Alagoas, Paulo Sérgio Barbosa, é outro nome que fortalece o segmento imobiliário no Estado.
Avanços
Para ele, as construtoras alagoanas avançaram em inovações tecnológicas e responsabilidade social, permitindo ao setor avanços significativos em toda a cadeia produtiva da construção civil no Estado. As parcerias firmadas com entidades como Sesi, Sebrae e Senai também fortaleceram o setor com a qualificação da mão-de-obra.
"O Sinduscon quer o desenvolvimento do nosso Estado, com geração, de emprego e renda. Sabemos da importância do setor da construção civil para a economia e vamos trabalhar para aquecer ainda mais nosso mercado", concluiu Marcos Holanda.
“Imóvel 2007" trará novidades na utilização do gás natural
Maceió vai realizar seu primeiro Salão Imobiliário de Negócios e Decoração. O evento, que acontecerá em maio, terá mais de 60 expositores do setor. A Algás é uma das marcas já confirmadas no "Imóvel 2007". "Vamos lançar uma tecnologia inovadora para a climatização de pequenos ambientes através do Gás Natural", revela a gerente comercial da empresa, Ângela Fernandes.
Um novo equipamento fabricado pela empresa japonesa Sanyo possibilita que a energia seja gerada através de um motor a gás, dispensando a eletricidade e reduzindo custos. "É ideal para ambientes de pequeno porte como galerias, escolas e apartamentos residenciais", explica Ângela. (A novidade poderá ser conferida pioneiramente em Alagoas no stand da Algás, entre os dias 9 e 13 de maio, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, quando acontecerá o primeiro Salão de Imóveis do Estado) cuja realização leva a assinatura da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL).
Outras empresas de destaque no setor imobiliário do Estado também fecharam contrato com o Imóvel 2007 a exemplo da Construtora Norcon, Márcio Raposo Imóveis, Elo Construções, Record Engenharia, Imóbili e Marroquim Engenharia.
”Ainda não fizemos o lançamento oficial, mas já está havendo uma grande adesão devido a credibilidade do evento", afirmou um dos organizadores do Salão de Imóveis.
Mais do que uma feira de exposições, os organizadores do Imóvel 2007 fazem questão de ressaltar que o evento é uma oportunidade de gerar negócios, consolidar e fortalecer marcas, aproximar oferta e demanda. No próximo dia 28, haverá o lançamento solene com palestra e café da manhã no restaurante Famiglia Giulliano para cerca de 300 convidados, entre empresários do setor, autoridades políticas e imprensa local.
O Salão Imobiliário de Negócios e Decoração de Maceió traz a experiência e o sucesso de outras cidades como Recife, Fortaleza, Uberlândia, Ribeirão Preto e Niterói prometendo, envolver toda a capital, com reflexos também no interior e cidades circunvizinhas, superando todas as expectativas.
Sindimóveis define data para curso de avaliação
A diretoria do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Alagoas , (Sindimóveis-AL) já definiu o período em que será realizado o segundo curso técnico de avaliação de imóveis,ministrado pelo professor João Diniz Marcello. O curso acontecerá no período de 12 a 16 de março, no auditório do hotel Porto da Praia.
De acordo com o presidente do Sindimóveis-AL, Pierre Laffitte, o curso vai oferecer mais uma oportunidade para que os corretores de imóveis alagoanos possam ser qualificar ainda mais para o mercado. O primeiro curso foi realizado em agosto do ano passado, no auditório da Casa da Indústria, e contou com uma turma de 40 corretores.
O valor da inscrição do curso é de R$ 200,00 e pode ser parcelado em duas vezes. Pierre Laffitte lembra que o número de vagas é limitado a 40 e por isso é importante que os interessados procurem logo a sede do sindicato, na Avenida Júlio Marques Luz, 1805, sala 203, segundo andar. O curso terá carga de 22 horas, sendo executado das 18 às 22 horas. Mais informações: (82) 3235-2559.
Currículo
O professor João Diniz Marcello é corretor de imóveis na Rio Grande do Sul, diplomado no curso de engenharia de Geologia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), possui ainda diploma no curso de Técnico de Transações Imobiliárias, cursos de extensão com habilitação em Perícias Judiciais de Engenharia e Avaliação de Bens, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é filiado ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, no Rio Grande da Sul. É perito avaliador judicial e foi coordenador do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTl) do Senac/RS, no período de 1994 a 2004, além de professor da Unimóveis (Sindimóveis- RS).
Gerson Fonseca permanece na presidência da AIgás
O governador Teotônio Vilela Filho presidiu a Assembléia Geral Extraordinária que homologou os nomes dos novos conselheiros da Algás. Luiz Otávio Gomes, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, assumiu a presidência do Conselho de Administração e Gerson Fonseca a presidência da Algás. Em seu discurso, o governador Teotônio Vilela Filho elogiou a gestão de Gerson Fonseca frente à Algás, o que motivou sua permanência no cargo.
“Parabenizo o engenheiro Gerson Fonseca por sua gestão e capacidade de agregar parceiros e empresários e por isso fiz questão de mantê-lo como presidente da Algás, que é uma empresa muito importante para Alagoas e tem um potencial de crescimento muito grande", disse Vilela.
Gerson Fonseca ressaltou o caráter inédito daquela assembléia geral. "Acredito ser uma demonstração de extrema / consideração com a Algás e com nosso Estado", disse Fonseca.
"Vivenciamos um intenso e imenso processo de aprendizado organizacional, uma dinâmica de conquistas e pioneirismos que coloca Alagoas no alvo de observações gratificantes", concluiu Fonseca.
Curtas
Ademi e responsabilidade social – A Ademi-AL, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está distribuindo sete mil preservativos nos canteiros de obras. A ação é mais um compromisso social da entidade.
Projeto de Licenciamento Ambiental – A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) solicitou à Adit uma análise do Projeto de Lei que regulamenta o Artigo 23 da Constituição Federal, que trata da competência para licenciamento ambiental.
Cipesa e Gafisa – Já está definido o nome do novo empreendimento da parceria Cipesa Gafisa, o primeiro em Maceió. O Fit Residence, localizado no coração da Ponta Verde possui, entre seus diferenciais, três opções de planta. O lançamento para o mercado será em março.
Projetos habilitados ao Saneamento para Todos – O Ministério das Cidades habilitou propostas de Estados, municípios e companhias de saneamento para acessar R$ 3 bilhões do programa de financiamento "Saneamento para Todos", neste ano. O prazo para apresentar os projetos básicos de execução das obras aos agentes financeiros encerra dia 5 de março.
Entrega do novo PAR – A Superintendência da Caixa em Alagoas entregou, na última segunda-feira o empreendimento Dom Helder Câmara, do PAR, localizado no Jardim Petrópolis, atrás do Makro. A solenidade contou com a presença de empresários do setor imobiliário.
Notas
ADIT e Banco do Brasil – O presidente da Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste (Adit Nordeste), Felipe Cavalcante, esteve reunido, no último dia 6, com o Chefe do Departamento de Normatização do Banco Central, Geraldo Magela, e com a assessora sênior do Departamento, Maria do Socorro, para pedir esclarecimento do órgão acerca de diversos procedimentos relativos a investimentos estrangeiros no mercado imobiliário nacional.
Investimentos – O presidente da Adit, Felipe Cavalcante, aproveitou a ocasião para solicitar dados dos investimentos turísticos e imobiliários em cada estado nordestino e para convidar o Banco Central para participar, como palestrante, das conferências do Nordeste Invest 2007, que ocorre de 13 a 15 de junho, em Salvador.