As aulas, em número de cinco, totalizando 20 horas, serão sempre às quintas-feiras, das 16 às 20 horas, na sede da ADEMI. Excepcionalmente, a primeira aula será segunda, 4, devido ao feriado da quinta-feira.
Participam do curso empresários ou seus representantes. O objetivo é aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, através da melhoria de suas práticas e desempenhos relacionados à SAÚDE E À SEGURANÇA NO TRABALHO, disseminando boas práticas de gestão.
Já estão inscritas 10 empresas: Contrato, Construtora Sauer, V2 Construções, RV Gesso, JJ Construções, JMV, Lajeiro Gesso, Carambé Instaladora, Delman Construções e Record Engenharia. Os instrutores responsáveis pelas aulas são do SESI.
Temas que serão abordados
Impactos econômicos de SST nas empresas:
1. A melhoria da segurança e da saúde no local de trabalho pode trazer vantagens econômicas para as empresas;
2. Os acidentes de trabalho e as doenças profissionais têm custos elevados, sobretudo para as pequenas empresas onde essas situações podem ter repercussões financeiras significativas.
A saúde e a segurança dos trabalhadores podem afetar de várias formas o desempenho da empresa, por exemplo:
1. Trabalhadores saudáveis são mais produtivos e a qualidade do seu trabalho pode ser superior;
2. Menos acidentes de trabalho e menos doenças relacionadas ao trabalho, significam menos faltas, o que se traduz na diminuição dos custos e na minimização das paradas no ciclo de produção;
3. Um equipamento e um ambiente adequados às necessidades do processo de trabalho, e cuja manutenção seja assegurada, aumentam a produtividade, melhoram a qualidade e reduzem os fatores de risco que causam doenças e acidentes do trabalho;
4. A redução das lesões e doenças significa menos danos e menos obrigações de reparação dos danos.