Skip to content

Caixa destinará R$ 5,2 bi para financiar saneamento e moradia

20 de junho de 2007

Compartilhe:

Foi publicada nesta quinta-feira, 14, no Diário Oficial da União a lei que autoriza a União a repassar R$ 5,2 bilhões à Caixa Econômica Federal.
Com os recursos, a Caixa deverá financiar obras de saneamento básico e habitação popular previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo a lei, as operações de crédito deverão considerar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios contemplados, nos termos definidos pelo Ministério das Cidades.
Por Agência Brasil

Alagoas é destaque na revista "Turismo & Negócios”

Os potenciais turísticos, gastronômicos e artesanais de Alagoas são destaques da última edição da revista Turismo & Negócios, de circulação nacional. Um filão que em breve promete atrair turistas de todas as partes do mundo e movimentar a economia do Estado é o chamado Roteiro do Açúcar.
A coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL), Isabel Barcellos, afirma que os visitantes poderão conhecer de perto a civilização do açúcar, com visitas a engenhos, casas de farinha, igrejas, museus e cidades históricas, bem como a vida de personagens que marcaram a história de Alagoas e do país. Segundo ela, as bases para a formatação do Roteiro do Açúcar foram definidas, recentemente, em um encontro com o “trade” turístico, no município do Pilar.
“A idéia é resgatarmos a história da civilização do açúcar e estimularmos novos negócios que gerem emprego e renda”, afirmou a coordenadora do APL Região das Lagoas e Costa dos Corais. De acordo com Isabel, o projeto abrangerá, a longo prazo, 11 municípios com potencial e raízes fincadas na civilização do açúcar. A curto prazo estão inseridos os municípios de Porto Calvo e Maragogi (litoral Norte); Pilar e Marechal Deodoro (região das Lagoas) e Maceió. “Temos os armazéns do açúcar e toda área portuária do Jaraguá, por onde saía e produção canavieira alagoana”, reforçou.
Outro atrativo é o “Encontro das Águas”, formado pelas cidades de Piaçabuçu, Penedo, Piranhas, Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia. Todos os anos – no período de alta estação – inúmeros turistas exploram também os principais pontos histórico-culturais do Estado e conhecem a foz do rio São Francisco, onde as águas doces e salgadas se fundem. A publicação revela as riquezas naturais e arquitetônicas da região, a exemplo dos prédios seculares, das caatingas, trilhas, grutas e sítios arqueológicos, que encantam visitantes de todo o mundo.
Os municípios de Marechal Deodoro e União dos Palmares também são importantes cidades turísticas, uma vez que tiveram papel relevante na história alagoana. Marechal foi a primeira capital do Estado e leva o nome do primeiro presidente da República do Brasil. As edificações de significados histórico e artístico motivaram o tombamento da cidade como patrimônio histórico.
Por motivos semelhantes, a cidade de Penedo também foi tombada. O município impressiona pelo rico patrimônio histórico-cultural, formado por igrejas, conventos e palacetes dos séculos XVII e XVIII. Já a cidade de Piranhas é considerada a jóia do Alto Sertão e mantém construções que remontam ao bucolismo das épocas colonial e neoclássica.
A publicação destaca ainda a excelente estrutura de rede hoteleira da capital alagoana, a exemplo do Hotel Meliá que, a partir do dia 1º de julho, passará a ser administrado por uma nova bandeira alagoana, a Maceió Atlantic Suítes. O gerente do hotel e futuro diretor do Maceió Atlantic, Alfredo Rebelo, afirmou que a mudança estava sendo analisada há dois anos pelos investidores. O hotel investiu mais de U$ 3 milhões em modernização e, em setembro do ano passado, foi o primeiro empreendimento hoteleiro em Alagoas e segundo no Brasil a receber a certificação ISSO 9001:2000. O Matsubara é outro hotel apontado pela revista como opção para os visitantes se hospedarem durante as férias ou feriadão.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias, Responsabilidade Social

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…