Skip to content

Inovação tecnológica para as futuras contruções do país

27 de outubro de 2008

Compartilhe:

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou nesta quinta-feira (23), em São Luís/MA, durante o 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), uma nova iniciativa que pretende aumentar a produtividade do setor no país. Trata-se do Projeto Inovação Tecnológica na Construção que, realizado através de parcerias com a NGI Consultoria, pretende desenvolver ações para tornar o setor ainda mais eficiente, e atender a grande demanda da construção civil por novos edifícios.

De acordo com representantes da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, o projeto consistirá na promoção de um diagnóstico amplo do setor, e na aplicação de investimentos em novas tecnologias para as futuras construções do país. A idéia central é fazer um mapeamento das necessidades do setor e oferecer mais rapidez nas obras.

Entre as especificidades do projeto, estão às atuações diretas em etapas básicas de toda a construção, como o projeto estrutural (planta); a capacitação da mão-de-obra local, dentro, inclusive, do próprio canteiro; e principalmente no processo construtivo (obra).

"Há um ano e meio estamos trabalhando em cima desse projeto, que foca não somente a aquisição de máquinas para a redução do tempo e do custo, mas principalmente a participação da própria academia. Atualmente, todos os formandos da área, infelizmente, saem das instituições com a mesma mentalidade de engenheiros de 30 anos atrás", observou o presidente da COMAT, Sarkis Curi.

Reforçando a idéia da melhoria acadêmica, o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP, Maurício Bianchi, destacou a necessidade de abstração das convenções institucionais da engenharia.

"Estamos criando um meio que nos ajudará a controlar o nosso próprio tempo, e a dar um grande salto para o futuro da construção civil brasileira. Não é, especificamente, apresentar o que ainda não existe, mas apresentar tudo o que a construção civil sempre fez, porém, de forma diferente. A participação acadêmica entra justamente em olhar para o projeto e reavaliar suas disciplinas e seus métodos de formação dos futuros atores desse processo", completou.

Ainda em fase de conclusão, todo o conteúdo do Projeto Inovação Tecnológica na Construção está previsto para ser divulgado, nos próximos 30 dias, através de uma home page. A expectativa da CBIC, da COMAT, e dos sinduscon’s envolvidos é de que, até março de 2009, pelo menos cinco reuniões e três seminários sejam realizados para novas discussões.

O resultado dos trabalhos será apresentado aos órgãos dos governos envolvidos, de alguma forma, com a construção civil, como o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…