Skip to content

Índice que reajusta aluguel acumula variação de -1,24% em 2009

2 de julho de 2009

Compartilhe:

A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou, nesta segunda-feira (29), a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) referente ao mês de junho (medido entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual). O índice, que é o principal balizador para o reajuste de aluguéis, acumula, nos seis primeiros meses do ano, variação de -1,24%.

No mês, a variação de -0,10% é menor que a apurada em maio, quando o índice variou -0,07%. A maior contribuição para o resultado no período veio do IPA (Índice de Preços por Atacado), que passou de -0,30% para -0,45%.

O INCC (Índice Nacional da Construção Civil), por sua vez, apresentou aceleração, passando de 0,25% para 1,53% no período analisado. A categoria de mão de obra chegou a 3,50% na medição atual, enquanto o índice que capta o custo de materiais, equipamentos e serviços registrou variação de -0,19%.

Altos e baixos
No que diz respeito ao IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que também integra o IGP-M, este apresentou desaceleração no período estudado, ficando em 0,17%, contra 0,42% um mês antes.

As principais contribuições puxando o índice para baixo foram de Despesas Diversas (3,97% para 1,34%) e Habitação (0,63% para 0,33%).

Vale destacar, ainda, as quedas em itens como cigarros (12,43% para 3,14%), tarifa de eletricidade residencial (1,81% para -0,48%), medicamentos em geral (3,17% para 0,67%) e roupas (1,07% para 0,65%).

Por outro lado, a aceleração na taxa dos grupos Transportes (-0,21% para -0,11%), Alimentação (-0,19% para -0,16%) e Educação, Leitura e Recreação (0,03% para 0,08%) contribuíram para conter a queda apurada no mês.

IGP-M
O cálculo do IGP-M é composto pelo IPA, IPC e INCC. Os indicadores medem itens como bens de consumo (alimentos) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção), além dos preços de aluguéis, condomínios, transportes, dentre outros.

O IGP-M mede os níveis de inflação para toda a população, envolvendo todos os níveis de renda. Esse índice é utilizado para reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (no caso dos contratos mais antigos).

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…