As pessoas interessadas em comprar uma casa por meio do programa habitacional do Governo Federal, "Minha Casa, Minha Vida", poderão, futuramente, fazer as inscrições por meio da internet.
A medida seria uma forma de facilitar o processo, combatendo as longas filas enfrentadas, atualmente, pelas pessoas para efetuarem suas inscrições.
"As áreas específicas do governo serão acionadas para o estudo e a possível adoção dessa alternativa", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua coluna semanal O Presidente Responde, conforme publicado pela Agência Brasil.
Minha Casa, Minha Vida
Lançado no último dia 25 de março, o programa Minha Casa, Minha Vida prevê a construção de 1 milhão de moradias destinadas à população com rendimentos de até 10 salários mínimos.
Atualmente, para o público com rendimentos de zero a três salários mínimos, a inscrição e a seleção dos participantes é feita pelos estados e municípios, nas agências da Caixa e pelo telefone 0800-726-0101, sendo que só podem participar pessoas não beneficiadas anteriormente em programa habitacional social do governo e que não tenham casa própria ou financiamento ativo em todo o território nacional.
Já os interessados com renda superior a três mínimos devem procurar diretamente as construtoras. Neste caso, o candidato não pode ser detentor de financiamento ativo nas condições do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), nem ser proprietário, cessionário ou promitente comprador ou titular de direito de aquisição de outro imóvel residencial urbano ou rural, situado no atual local de domicílio.
Para todos os casos, devem ser apresentados carteira de identidade, CPF e comprovante de renda formal e ininformal, lembrando que, para quem recebe de zero a três mínimos, não há análise de risco de crédito ou de capacidade de pagamento.