O Conselho Gestor do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) decidiu como serão distribuídos os recursos no valor de R$ 1,050 bilhão, entre julho deste ano e o mesmo mês de 2010.
De acordo com a Agência Brasil, 87% serão destinados a obras de urbanização, sendo que, desse total, 40% serão para novos projetos e 7% a projetos priorizados pelos conselhos locais, que passam a ter mais influência sobre o uso dos recursos.
Também ficou decidido que 6% serão destinados à elaboração de planos locais de habitação e 2%, à assistência técnica. Os 5% restantes têm como destino a produção de habitação social dos movimentos sociais, que devem estar ligados a cooperativas para usar a verba.
Mudanças
No orçamento do ano anterior, 45% foram destinados à habitação de interesse social, 40% para urbanização, 10% para produção ligada aos movimentos sociais, 3% para elaboração de planos e 2% para assistência técnica.
A principal novidade está na destinação de verbas para os projetos priorizados pelos conselhos locais, que inexistia até o ano passado.
Os recursos deverão ser aplicados por meio dos Conselhos Gestores dos estados, Distrito Federal e municípios, com garantia de participação popular.