Skip to content

Construção civil lidera ranking de vagas

4 de agosto de 2009

Compartilhe:

Onde estão as principais oportunidades de trabalho no atual momento alagoano? A construção civil ocupa lugar de destaque nas citações. O setor emprega, atualmente, cerca de 17 mil trabalhadores, segundo informa o presidente do sindicato da construção civil (Sinduscon-Al), Marcos Holanda, e a perspectiva é de um incremento de 50%, chegando a 25 mil postos de trabalho até o fim do ano.

“É o setor mais aquecido do momento e já começa a faltar mão-de-obra até em funções básicas, como carpinteiro, eletricista e encanador”, diz Holanda. E isso, segundo ele, não é só em Alagoas. A mola principal, propulsora desse aquecimento, o programa Minha casa, Minha vida, está em todo Brasil.

No nosso Estado, deve ser iniciada, em breve, a construção de 10 mil unidades habitacionais, além de empreendimentos que estão se instalando em Alagoas. “As empresas estão contando e a tendência é aumentar. O mercado tem que se preparar, com qualificação de mão-de-obra para atender a demanda”, observa ele, informando que já estão sendo encaminhadas algumas iniciativas de capacitação, por meio da Federação da Indústria e do governo do Estado, inclusive com a proposta de formação de uma turma só de mulheres para a construção civil.

E além das chamadas que crescem de forma acelerada, com os projetos habitacionais, Alagoas ainda vive a retomada das obras do Canal do Sertão, que começa a contratar a partir desse mês de agosto, com perspectiva de abrir 700 vagas até outubro.

Os contatos entre secretaria do trabalho e a construtora Queiros Galvão, responsável pela execução da obra, ocorreram na ultima sexta-feira, no município de Delmiro Gouveia, segundo informou Flaviano Calaça, diretor-geral do Sine.

No mesmo impulso da construção civil vem a indústria do turismo, como uma das áreas mais promissoras para abertura de postos de trabalho. Maceió vai ganhar mais sete novos hotéis até 2010, o primeiro, o Radisson, já em setembro. Outros estão se instalando no interior do Estado e alguns projetos estão em negociação. A perspectiva da Federação do comércio, repassada, com a participação ao Ministério do Trabalho, é de que sejam gerados cinco mil novos empregos diretos até 2012.

A demanda é real e foi valida numa audiência pública realizada em Maceió, na semana passada, com a Federação da Indústria do Comércio de Alagoas, da coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, Fátima Neves, de representantes do governo estadual e municípios de potencial turístico, do Senac, e de empregadores e trabalhadores do setor do turismo e comércio, a fim de discutir as necessidades de qualificação profissional para o atendimento das oportunidades de emprego previstas para os dois seguimentos.

E não é a toa que boa parte dos cursos do Senac, atualmente, dedica-se a área de turismo. A empregabilidade é alta, se houver qualificação, diz o coordenador Fábio Farias, sobretudo pela convivência de mercado que o estágio proporciona. ”Num de garçom, 80% dos alunos que fazem estágio ficam empregados. Nos de camareira, cozinheira auxiliar, a chance de sair empregado também é grande” diz ele.

Fábio também destaca o curso de técnico de guia de turismo entre os que tem alta empregabilidade, principalmente se o guia se preocupa em aprender um idioma.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…