Skip to content

81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)

14 de agosto de 2009

Compartilhe:

Cerca de 1.200 profissionais de toda a cadeira produtiva da indústria da construção civil se reunirão no Hotel Windsor Barra, de 1º a 3 de setembro, para discutir, no 81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), os desafios e os caminhos para que o setor se mantenha como forte elemento de estabilidade econômica e social. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o 81º Enic será realizado pelo Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro), o mais antigo sindicato do Brasil, que comemora 90 anos de fundação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, confirmaram participação no evento.

"Trata-se de uma oportunidade única para que empresários desta indústria troquem experiências, renovem informações, projetem iniciativas e se atualizem em tecnologia", explica o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.

Nos três dias de evento, serão realizados dois grandes painéis – A construção de um país sustentável: uma visão econômica e A construção de um país sustentável: uma visão política. Na quarta-feira (2/9), o painel econômico será mediado pela jornalista Flávia Oliveira (O Globo) e contará com a participação do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho; do economista Sérgio Bessermann Vianna; de Luiz Henrique Ceotto (Tishman Speyer); do presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, e do presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.

Na quinta-feira (3/9), a jornalista Lúcia Hippólito (Sistema Globo de Rádio) mediará o painel político, do qual participarão o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o senador Renato Casagrande (PSB/ES); o deputado Fernando Gabeira (PV/RJ); o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes Ferreira; e o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.

No segundo dia do evento, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2009 será entregue aos mais importantes projetos desenvolvidos por entidades e empresas da indústria da construção. A premiação é dividida em três categorias: "Entidade", "Empresa" e "Destaque Social".

"O principal objetivo da premiação é fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais no setor da indústria da construção e do mercado imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com mais qualidade de vida", explica o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.

Mais informações sobre o 81º podem ser obtidas através do site www.enic.org.br

Projetos contemplados com o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2009

Categoria Destaque Social – O Seconci-Rio (www.seconci-rio.com.br), braço social do Sinduscon-Rio, será o contemplado, pelo esforço conjunto de suas empresas associadas em oferecer, através da contribuição mensal de 1% sobre a folha de pagamentos, benefícios nas áreas de saúde (tratamentos e prevenção de doenças), segurança e medicina do trabalho, educação e cidadania (qualificação profissional e treinamento) aos trabalhadores da construção e seus dependentes. Cerca de 1.100 empresas cariocas destinaram, em 2008, R$7,1 milhões aos 50 mil beneficiários do Seconci-Rio.

Sobre os Seconcis – O primeiro Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção) foi criado em São Paulo, em 1964, para melhorar a qualidade da mão de obra no setor. Para isso, as empresas se uniram e criaram os Seconci, associações civis, sem fins lucrativos, financiadas e gerenciadas por empresários da construção. Em 2008, as 23 unidades de Seconci espalhadas por todo o Brasil investiram, juntas, R$ 53 milhões, que forem destinados à melhoria da qualidade de vida de 430 mil beneficiários, incluindo trabalhadores e seus dependentes.

Categoria Entidade – há dois projetos vencedores nessa categoria: o projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA, e a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores, do Sinduscon-RN.

O projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia) em parceria com a organização não-governamental Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), que apóia ao desenvolvimento de jovens de comunidades carentes, através da oferta de cursos profissionalizantes para o setor da construção civil. A empregabilidade é de 75%. O projeto integra as ações do Programa Jovens Baianos, financiado pelo Governo da Bahia.

O outro projeto contemplado na categoria Entidade é a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores. Anualmente, na Semana do Meio Ambiente, o Sinduscon-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte) e as empresas a ele associadas fazem uma campanha para distribuição de árvores nativas à população da região da Grande Natal. Mais de 30 mil mudas foram distribuídas em 2007 e 2008, com a participação de 36 empresas.

Categoria Empresa – o prêmio vai para o projeto Estruturas Solidárias, da Cofix Construções e Empreendimentos Ltda., do Rio de Janeiro (RJ), e para o Programa de Gestão Responsável – PGR, da Mercurius Engenharia Ltda., de Fortaleza (CE).

O projeto Estruturas Solidárias, criado em 2007, tem como foco atender seus funcionários, além de homens, mulheres, crianças e idosos moradores da Taquara, sempre divulgando conceitos ligados à preservação do meio ambiente.

O Programa de Gestão Responsável – PGR está ligado a procedimentos prioritários e indispensáveis para o processo de melhoria contínua, envolvendo ações que são plenamente aplicadas nas obras, como Campanha Praia Limpa, Campanha Onda Verde, Capacitação, Educação e Conscientização, relacionamento sócio ambiental com a comunidade, programa de gestão de resíduos, programa de redução de perdas nos canteiros, processo de melhoria contínua, entre outros.

Sinduscon-Rio – A data escolhida para a realização do 81º Enic coincide com o 90º aniversário de fundação do Sinduscon-Rio, que há nove décadas tem se empenhado para atender às demandas da cadeia produtiva da indústria da construção civil, contribuindo para a sua estabilidade econômica e social. A fundação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 20 de janeiro de 1957, durante a gestão de Haroldo Lisboa da Graça Couto, que foi também seu primeiro presidente, é um dos exemplos da atuação do Sinduscon-Rio. A CBIC esteve sediada no Sinduscon-Rio até 1992, quando foi transferida para Brasília.

Numa iniciativa pioneira, um grupo de construtores do Rio de Janeiro liderados por Antonio Jannuzzi, um dos mais respeitados construtores da época, fundou no Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1919, a Associação dos Construtores Civis do Rio de Janeiro. Em 1935, a Associação se tornou Sindicato, quando o Governo Federal aprovou seus estatutos e reconheceu como sindicato patronal.

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…

Notícias

É com imensa gratidão que queremos expressar nossos mais sinceros…