A padronização de plugues e tomadas, que deve ser concluída em julho de 2011, trará economia e segurança para o consumidor.
Segundo estudos, uma das vantagens do novo formato é o contato mais eficiente com a tomada, que ajuda a evitar o desperdício, promovendo economia no consumo de energia elétrica, além de prevenir aquecimentos que podem levar a acidentes como incêndios e curto-circuito.
Padronização
De acordo com o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Gustavo Kuster, até então, o Brasil possui mais de 12 tipos de plugues e oito de tomadas.
"Essa diversidade toda causa uma séria de situações de riscos. A incompatibilidade levava a que o consumidor adotasse uma série de opções sem qualquer segurança, como lixar o pino do plugue. Além, naturalmente, da perda da energia elétrica, transformada pela irregularidade em calor com risco ao usuário", disse, conforme publicado pela Agência Brasil.
Ao final do processo de padronização, o mercado brasileiro passará a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos.