As expectativas positivas quanto ao fechamento das vendas de janeiro no mercado interno predominam entre empresários da indústria de materiais de construção, segundo revela a Sondagem de Expectativas das Indústrias de Materiais de Construção da Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).
Apesar de apresentar diminuição em relação a dezembro (78%), o índice de expectativas positivas é de 71%. Apenas 29% das empresas acreditam que as vendas serão regulares e não há registros de pessimismo.
Quanto às vendas ao mercado externo, as expectativas positivas somam 17%, as regulares, 39%, e as pessimistas, 44%.
Perspectivas para fevereiro
Em relação ao segundo mês de 2010, as projeções para as vendas ao mercado interno são otimistas em 78% dos casos. As perspectivas negativas, por sua vez, somam 3% e as regulares, 19%.
No que se refere ao mercado externo, para fevereiro, observa-se manutenção dos resultados em todos as perspectivas.
Mais resultados
Influenciadas pela continuidade da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os materiais de construção, pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), as perspectivas dos empresários para ações do governo quanto ao desenvolvimento do setor nos próximos 12 meses são boas, com índice de 75%, um ponto percentual maior ao apurado em dezembro.
Já as pretensões de investimentos nos próximos 12 meses diminuíram no período analisado, passando de 67% no último mês do ano passado, para 59% em janeiro. Contudo, o atual percentual é 22 p.p. maior do que o apurado em igual mês do ano passado.
No que diz respeito ao nível de utilização da capacidade instalada, em janeiro, houve ligeiro aumento em relação ao mês imediatamente anterior, de 85% para 86%.