A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-Al) realizou, na última quinta-feira (28), no Hotel Ponta Verde, uma reunião-almoço para a apresentação Comitê Permanente Regional (CPR), que trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. A reunião teve como palestrante o coordenador do CPR, Elton Machado, que é membro da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
O Comitê Permanente Nacional (CPN) e Comitê Permanente Regional (CPR) foram criados a partir da NR-18, que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
O Comitê Permanente Regional (CPR) é formato por três titulares e três suplentes de cada representação (empregado, empregador e governo) tem como principais atribuições estudar e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho; implementar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; participar e propor campanhas de prevenção de acidentes; incentivar estudos e debates, visando ao aperfeiçoamento permanente das normas técnicas, regulamentadoras e de procedimentos na indústria da construção, e encaminhar o resultado de suas propostas ao CPN.
Na reunião foram apontadas as ações realizadas pela CPN, que em Alagoas voltou à suas atividades em setembro de 2008, com realizações de reuniões sobre o meio ambiente e segurança no trabalho nos canteiros de obras, seminário de aspectos previdenciários como forma de prevenção e conscientização, curso de atualização em segurança para técnicos e engenheiros, e de segurança e saúde no trabalho para encarregados e mestre de obras.
A CPN também participou do Fórum Nordestino de Segurança no Trabalho da Indústria da Construção e tem expectativas para que neste ano possam realizar novas ações.
Elton Machado salientou sua felicidade e satisfação com o espaço que a Ademi está dando ao Comitê e a importante atuação de Guilherme Melro em sua divulgação.
Participaram da reunião, além dos membros do CPR, Manuel Januário (presidente do Sindticmal), Cícero Justino (Sindticmal), Guilherme Melro (diretor da Ademi-Al, mas também representante do Sinduscon), Araújo Barros (também diretor da Ademi-Al e representante do Sinduscon) e Alexandre Dacal (Sinduscon-Al). Também estiveram presentes da reunião-almoço, como convidados, Denise Sampaio (SRTE), Marcos Vieira (superintendente do SEBRAE-AL), Marcos Aurélio (Consultor do SEBRAE e Auditor da Fundação Vanzolini), Marcos Holanda (Presidente do Sinduscon-Al) e mais empresários do setor.