A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará no próximo sábado, 20 de agosto, a quinta edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), oferecendo serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania. Em Maceió a ação acontecerá na Vila Olímpica Albano Franco – Sesi Cambona e será realizada pela Ademi-AL e Sinduscon-AL, no horário das 8h às 13h. A expectativa é atender cerca de 5 mil pessoas, entre trabalhadores da construção civil e seus familiares.
Este ano o mutirão solidário em prol da cidadania ocorrerá simultaneamente em 23 cidades brasileiras e suas ações terão como tema central o cuidado com o meio ambiente, como forma de promover a qualidade de vida da sociedade. A expectativa é de que sejam realizados 550 mil atendimentos em todas as cidades envolvidas na ação, com um número esperado de 100 mil participantes em todo o país.
Para os trabalhadores da construção em Maceió, na área da saúde serão oferecidos atendimento de odontologia, oftalmologia (exames de glaucoma), aferição de pressão arterial, vacinação (hepatite e tétano), massagem e cadastro de medula óssea.
Também serão oferecidos emissão de documentos de RG (1ª via), CPF (1ª Via) e Carteira de Trabalho (1ª Via). A ação social também contará com recreação, parque infantil, maquiagem e distribuição de lanches. Como o tema do Dia da Construção Social este ano será meio ambiente serão realizadas gincanas, jogos e esquetes sobre o tema.
Iniciativa
O vice-presidente da Ademi-AL, Ronald Vasco, responsável pela área de Responsabilidade Social da entidade, destaca a importância dos voluntários. “Ano passado foram cerca de 100 voluntários das construtoras associadas à Ademi e ao Sinduscon participando. É um dia muito aguardado pelo trabalhador, que faz questão de levar toda a família para esse dia de lazer”, disse.
Para a indústria da construção, o Dia Nacional da Construção Social representa, em 2011, uma oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor na área da sustentabilidade ambiental.
O presidente da CBIC, Paulo Simão, chama a atenção para a importância do papel que o setor desempenha no contexto da sustentabilidade e do futuro do planeta. "A indústria da construção pode dar uma contribuição significativa para a preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população construindo empreendimentos públicos e privados com maior eficiência energética e que permitam o uso mais racional de água e outros insumos”.
Com Assessoria CBIC