A ADEMI e o SINDUSCON, em parceria com o SENAI, estão promovendo cursos de formação e aperfeiçoamento de mão de obra, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica na construção civil.
Através desse programa, a construção civil alagoana começa a realizar um importante movimento de qualificação técnica de sua mão de obra. Os cursos se dão nos próprios canteiros de obras (ou no Senai) como é o caso do Edifício Vítreo, da V2 Construções, onde estudam 14 alunos. Dos 14 alunos, 3 trabalham como almoxarife e os demais como auxiliares de almoxarife, pois não tinham a classificação, o que conseguirão agora com esse curso específico de qualificação para a função.
Júnior Pitanga, Instrutor do Senai na área da construção civil, diz que o objetivo é “capacitar funcionários para que consigam melhor classificação na carreira”. Ele explica que a maioria consegue o objetivo após a formação, ou seja, a ascensão profissional, percebendo-se a satisfação dos colaboradores com essa oportunidade de qualificação.
Marcos dos Santos Ferreira, Almoxarife com classificação, disse que fez o curso para melhorar o conhecimento na área e colocá-lo em prática no dia a dia. Dois anos atrás ele era auxiliar de Almoxarife. “O curso está permitindo meu aprimoramento para o desempenho da função e isso nunca é demais”, revela.
No Senai, 19 alunos fazem curso de Mestre de Obra. Sirlônio Pereira da Silva, 37 anos trabalha como mestre de obra. Com 16 anos na Contrato Engenharia, ele já foi servente, Auxiliar de Almoxarife, Almoxarife e Auxiliar de Compras. “Segui a carreira do meu pai, mas como não tive um bom estudo, tive que me esforçar para terminar o 1º grau e quero estudar para ser Engenheiro Civil.
E confessa: “Cada dia mais e a cada oportunidade que aparecer para ter mais experiência, vou fazer de tudo para alcançar o meu sonho. O curso de Mestre de Obra é completo e estou avançando profissionalmente.”
José Benedito da Silva, 39 anos, pedreiro da V2 Construções, com 03 anos de empresa diz que o curso “dá oportunidade de crescer profissionalmente”. O curso ensina relacionamento humano, leitura de projetos, fundações etc. “Com o curso poderei me enquadrar melhor no mercado de trabalho”, comenta.
O Pronatec ainda remunera os alunos com o valor de R$ 2,00 por hora/aula e os cursos são ofertados de segunda a quinta-feira nos próprios locais de trabalho no horário das 18:00 às 21:00 horas. Estão em andamento os Cursos de Curso de Mestre de Obras – SENAI POÇO – AV. COMENDADOR LEÃO – POÇO – 25/02 à 24/07; Curso de Pedreiro – EDF. CABERNET – DELMAN – Rua Carlos Tenório, 299, Ponta Verde (Próximo a Escola de Musica Vila Lobos) – 25/02 à 25/06 ;Curso de Pedreiro – RESID. SIERRA PARK – CERUTTI – RUA ADOLFO GUSTAVO, SERRARIA (POR TRÁS DO G BARBOSA DA SERRARIA) – 08/04 à 05/08 e ainda, os cursos de ALMOXARIFE DE OBRAS 03/06 05/09, 160 HORAS; APLICADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO 03/06 a 05/09, 160 HORAS; e ATENDIMENTO SENAI-AL.
Até o final do ano, o SENAI vai disponibilizar, de forma gratuita para os associados da Ademi e do Sinduscon, os cursos de Almoxarife, Armador, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro, Encanador, Eletricista, Mestre de Obras e Operador de Guincho.